TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme O Julgamento Final sob a perspectiva de conceitos de processos com qualidade total

Trabalho acadêmico: Análise do filme O Julgamento Final sob a perspectiva de conceitos de processos com qualidade total. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Análise do filme O Julgamento Final sob a perspectiva de conceitos de processos com qualidade total

RESUMO

A gestão da qualidade total deve ter como base a observância e obediência aos preceitos de gestão de processos com inter-relacionamento e in-terdependência entre os projetos das empresas do segmento automobilístico.

O gerenciamento de riscos para tomada de decisões é importantíssimo, mas não deve ultrapassar a importância da manutenção da segurança humana para o aumento do lucro da empresa.

Nos processos produtivos, a utilização do diagrama de Ishikawa é de grande valia para a aplicação posterior da matriz GUT para a graduação de risco das possíveis falhas para os processos produtivos.

As empresas do segmento automobilístico devem dar importância extrema aos ensaios destrutivos e não destrutivos nos itens mecânicos e de eletrônica embarcada dos modelos produzidos, o que leva a diminuição de incidentes e recalls por parte das concessionárias das montadoras.

Palavras-Chave: Gestão, qualidade total, riscos, falhas, incidentes, recalls.

ABSTRACT

The total quality management should be based on respect and obedience to the precepts of management processes with inter-relationship and interdependence between the projects of companies in the automotive sector.

Risk management for decision making is important, but should not exceed the importance of maintaining human security for the increase in profit.

In the productive processes, use of the Ishikawa diagram is of great value to the subsequent implementation of the matrix to undergradu-ate GUT risk of possible failure for the processes.

The companies of the automobile segment should take extreme importance to the destructive and nondestructive tests on items onboard electronics and mechanical models produced, which leads to a decrease of incidents and recalls by the manufacturers of dealers.

Keywords: Management, total quality, risks, failures, incidents, recalls.

1. INTRODUÇÃO

O modelo de produção concebido por Ford perduraria na maioria das indústrias até o final dos anos 60, quando entraria em crise, pois nesse período não estava havendo a necessária correspondência entre a crescente produção em massa e o crescente consumo de massa. Em outras palavras, o fordismo perdeu sua eficácia quando outros fatores passaram a ser determinantes, como observado por Coriat (1990, apud Gounet, 1999), ao afirmar que à medida que os fornecedores reais ou potenciais se multiplicam e as condições de concorrência tornam-se mais complexas, o crescimento mundial torna-se mais lento.

A resposta à crise do fordismo veio da indústria automobilística japonesa, mediante uma filosofia de produção que ficou conhecida como ohnoismo, um conjunto de métodos desenvolvidos por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota que viria a tornar-se vice-presidente daquela montadora. Define-se o ohnoismo ou sistema Toyota como um conjunto de inovações organizacionais de importância comparável à que tiveram em seu tempo as mudanças organizacionais incorporadas pelo taylorismo e o fordismo.

A principal contribuição do ohnoismo aos sistemas produtivos foi a de buscar a total eliminação dos desperdícios através de três metodologias: racionalização da força de trabalho - a Toyota agrupou os operários em equipes, com um líder - ; método just in time (JIT): consiste em estabelecer um fluxo contínuo de materiais, sincronizado com a programação do processo produtivo; e produção flexível: o sistema de produção flexível permite a fabricação de produtos, geralmente em pequenos lotes, de acordo com encomendas de clientes.

As ideologias produtivas têm influência marcante na idealização, implemen-tação, medição e melhoria contínua dos processos. Neste trabalho, ficou marcante a tomada de decisões baseadas em ferramentas de gerenciamento de riscos, e uma delas é a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), que enumera eventos de falhas possíves em uma escala numérica, onde o resultado se dá pela multiplicação dos três itens pertencentes à matriz. Um exemplo para a adoção de valores pode ser vista na Figura 01 abaixo. A pontuação pode assumir intervalos maiores como, por exemplo, de 1 a 10 pontos, o que aumentaria as graduações possíveis para as falhas do processo produtivo.

.

Figura 1: Exemplo de graduação para uma matriz GUT

2. RESPOSTAS AOS REQUISITOS

1) Qual a principal falha desenvolvida pelos processos integrados mantidos pela em-presa automobilística em questão? Cite alguns fatores indicadores relevantes?

R: A principal falha foi não priorizar a satisfação das necessidades do cliente ou mercado.

- Indicadores relevantes: ter como premissa a conversão do cliente em um “número” que integrará os demais valores das análises estatísticas; manter em seu plantel, funcionário, responsável pela avaliação de riscos em situações de conflito com o mercado consumidor para avaliar se é menos oneroso financeiramente (somente financeiramente) assumir e corrigir o problema frente ao mercado ou permitir que o mercado movimente-se contra a empresa na esfera judicial; permitir e endoçar que os representantes legais (advogados) da empresa utilizem subterfúgios de ocultação ou adulteração de documentos técnicos, referentes aos ensaios não-destrutivos e destrutivos de seus produtos. Com a finalidade exclusiva de beneficiar-se financeiramente.

2) Identifique todos os principais elementos ou grupos com interesse nas decisões mais importantes que se estabelece naquela situação? Quem são os verdadeiros responsáveis pela inconsistência de qualidade do circuito e sua insegurança?

R: Os principais grupos para as tomadas de decisões são: a Argo Motors, cujo diretor executivo é o Sr George Getchell; o grupo de advocacia Quinn Califan e Lunt, cujos principais interessados são Michael Grazier, Frederick Quinn (presidente da empresa de advocacia) e Margareth Ward; e o escritório de advocacia do pai de Margareth e autor da causa Steven Kellen - uma das vítimas de explosão do modelo Meridian 1985, Jedediah Tucker Ward.

A decisão de Margareth Ward em assumir o caso se deu por dois principais fatores: o objetivo de tornar-se sócia do grupo do Sr. Frederick Quinn e afrontar o poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com