TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Filme Garoto Selvagem

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  5.172 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do filme: O menino Selvagem de Averyion

Baseado em fatos reais o filme intitulado “O menino Selvagem de Averyion” de François Truffaut retratou um experimento que mais tarde ocasionou várias contribuições para a o campo da psicologia, e de diversas áreas que possuem influência direta ou indireta da psicologia.

O filme relata a história do menino Victor que foi abandonando em um bosque e passou a viver como animal, mostrando assim, como a ausência de um equilíbrio biológico, psicológico e social teve influência direta e indireta na sua formação.

Não se sabe ao certo a idade em que o menino foi abandonado, mas acredita-se que o mesmo tenha sido abandonado no bosque por volta de quatro ou cinco anos de idade, altura em que já deveria dispor de algumas ideias e palavras ou em caso de atraso, iniciando seu processo de aprendizagem. O que acaba por trazer a tona, um fator que hoje é indispensável e que sempre deve ser levado em consideração pelos estudiosos do desenvolvimento humano que é o período crítico, que segundo Diane e Papalia: “Um período crítico é um tempo especifico em que determinado evento ou sua ausência tem maior impacto sobre o desenvolvimento” (p.52).

O comprometimento do período crítico e a suas consequências, foram mostradas a partir da dificuldade de Itard em tentar ensinar a Victor o alfabeto, linguagem e métodos de comunicação social. Mostrando que a experiência também tem influência na formação psicognitiva do individuo. E que toda fase da vida tem importância significativa na formação do ser social, e que a falta dela pode ocasionar resultados adversos ao DH. Como foi o caso de Victor que por não ter desenvolvido a fala no momento certo, encontrou mais tarde dificuldade em conseguir aprender.

Como o menino Victor viveu fora da sociedade, sem qualquer ideia do que era certo ou errado, bom ou ruim (socialmente falando) teve problemas em ser inserido na sociedade.

Conclui-se que o filme teve bastante influência para melhor compreensão dos fatores que influenciam de forma direta e indireta no desenvolvimento humano enquanto ser bio-psico-social.Como por exemplo, o meio, de que forma o meio teve influência não apenas nas ações, mas também na questão da plasticidade fenotipa, assim como o período crítico, mostrando como a ausência de um evento no período certo pode ocasionar futuros atrasos e até mesmo a perda de capacidades dentre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com