TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE TEXTOS REFERENTE Á DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  17/5/2017  •  Resenha  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

FAPAM- Faculdade de Pará de Minas

Ingrede Franciele de Souza

RESENHA DE TEXTOS REFERENTE Á DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Pará de Minas

2016

Ingrede Franciele de Souza

RESENHA DE TEXTOS REFERENTE Á DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Resenha de textos apresentado a disciplina de sociologia da educação para obtenção de notas referente á segunda etapa.

Professora: Juliano

Pará de Minas

2016

Texto 1

Objeto da sociologia.

Nesse texto fala sobre a análise do conceito de fato social segundo Durkheim, o exame do conceito de ação social por Weber e também o estudo do conceito de ação social segundo Parsons.

Começarei falando sobre fato social de acordo com Durkheim, na qual para sua investigação precisaria entender as causas sociais e não somente históricas psicológicas e biológicas. Ele trás como conceito de fato social “toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo como coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando a uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

Existem três características de fato sociais:

A exterioridade são as maneiras de pensar, agir e sentir e que compõe uma herança dessa sociedade que é passada de geração para geração.

 Já a coercitividade trás que as normas externas de conduta ou de pensamento impõe se para o indivíduo independente da sua vontade .

Na generalidade a consciência coletiva é característica de um determinado grupo ou sociedade onde é possível distinguir por exemplo, diferentes povos.

Os fenômenos sociais segundo Durkheim deveriam ser tratados como coisas, que devem ser estudados objetiva e cientificamente.

Se tratando de ação social Max Weber traz como definição a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; acentua a importância de ser ação social uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente.Segundo ele a sociologia tem por objetivo, entender o ser humano e ter explicações para seus resultado e suas origens.

As 4 características da ação social são: racional, visando aos fins próprios, racional, visando os valores éticos, estéticos, religioso ou qualquer outro, afetiva, determinado por afetos e estados sentimentais  e por fim tradicional, determinado por costume arraigado.

Talcott Parsons teve forte influência de Weber para conceituar  o estudo da sociologia: a ação social. Ele separou três elementos pra o estudo da ação: o agente, a situação e a orientação do agente mediante a situação abordada.

Na orientação o agente foi duplamente dividido: orientação motivacional, na qual diz respeito aos aspectos da orientação do agente a respeito de uma determinada situação, sendo gratificada ou com privação das necessidades. Tem três modalidades para referir se a energia que será gasta pelo agente em cada ação: cognitiva, catética e avaliativa

Na segunda parte da divisão temos a orientação de valor que indica a observância de normas e padrões sociais. Essa orientação também se divide em três: cognitiva, apreciativa e moral.

As três características onde o agente está integrado são: objetos físicos, meios e condições da ação; objetos sociais, outras pessoas e por fim objetos culturais, elementos simbólicos da tradição cultural.

Os mecanismos de controle de ação são: biológicos que são as necessidades do indivíduo; psíquico, que são motivos, afetos idéias; social, que é a relação dos indivíduos e também cultural que é dividido em três classes: crenças, formas de arte ou sistema de orientação de valor.

Então, resumidamente, Durkheim quis entender a sociedade e suas relações. Weber estudou o ser humano vivendo na sociedade e Parsons o indivíduo precisaria adaptar-se ao ambiente, atingindo seus objetivos e integrando seus comportamentos. Se assim o fizesse ele se sentiria a vontade para participar dessa sociedade.


Texto 2 

Pedagogia e sociologia

 A Pedagogia para Kant, Mill Herbart e Spencer tinha como o objetivo levar o ser humano à perfeição. Do nascimento até a idade adulta o ser humano passa por diversas transformações. Se o individuo não tivesse mais nada a acrescentar, o pedagogo seria invalido.

A educação varia muito de cultura, espaço, habitat, mais que não influencia para futuras profissões. Essa educação não pode ser uniforme, já que quando vão seguir suas carreiras, cada um vai seguir uma profissão e cada precisa de uma habilidade.

A educação se modifica para poder atender as diversidades dos seres humanos, e estamos um pouco longe de alcançar a perfeição. Em sociedades tão diferenciadas não pode haver outro tipo coletivo senão o tipo genérico do homem.

Os homens não desprezaram sua natureza, é que a necessidade humana vem se modificando cada dia mais. Não aceitam a mesma educação que os nossos antepassados. Eles estão em busca de inovação, formar crianças para que sejam verdadeiros homens.

A educação não deve formar não o homem que a natureza fez e sim o que a sociedade quer que ele seja.

A educação  é acima de tudo o meio pela qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A educação consiste em criar novos métodos para as novas gerações. Em cada um de nos, existe dois seres: o primeiro é o ser individual, que são estados mentais que se relacionam consigo próprio e os viveres de nossas vidas. Já o segundo é o ser social, que busca idéias, sentimentos e de hábitos para se viver em grupo, em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com