TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de um Texto da Disciplina Psicologia Escolar

Por:   •  6/9/2016  •  Resenha  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 5

Nomes: Karolina Ribeiro Carvalho

           Rosa Maria Rodrigues

Professora: Adinete Costa

Resenha Crítica

PSICOLOGIA ESCOLAR

Texto:  Psicologia e Educação no Brasil: Um olhar histórico-crítico

A psicologia e sua importância na educação brasileira

No livro Psicologia Escolar: Teorias Críticas, escritos por um grupo de docentes e pesquisadores, organizadores: Marisa Eugênia Melillo Meira e Mitsuko Aparecida Makino Antunes e autores: Ana Mercês Bahia Bock, Ana Karina Amorim Checcia, Marilene Proença Rebello de Souza e entre outros, publicado em 2003 com 168 páginas.

O capítulo aqui abordado é o Psicologia e Educação no Brasil: um olhar histórico-crítico da página 139, da Mitsuko Aparecida Makino Antunes licenciatura e formação em Psicologia, mestrado em Filosofia da Educação, toda uma trajetória na área de educacional, com ênfase em Psicologia da Educação, pesquisando e orientando pesquisas em: história da psicologia da educação; história da psicologia da educação no Brasil.

O texto se inicia com a proposta da autora por uma compreensão de como a Educação e a Psicologia se ligaram ao longo da história do Brasil, ela esquematiza o texto numa divisão de 5 tópicos de onde a psicologia, que na época eram as ideias psicológicas, foi sendo utilizada dentro do campo da educação sem ser uma área especifica no país vindo por meios de outras disciplinas como filosofia e entre outros,  assim gradativamente isso foi se modificando a medida que davam mais importância de como as práticas psicológicas serviam na educação, onde ao longo do texto acarretará em críticas sobre algumas dessas práticas, assim o texto explica cada passo dado para que hoje a psicologia conseguisse ser uma área de atuação profissional e os meios pelos quais ela conseguiu chegar.

No Ideias Psicológicas e Educação no Período Colonial, o texto se baseia dos estudos da Missimi através deles saberemos que os fenômenos psicológicos eram uma preocupação na educação e como o desenvolvimento da criança era um ponto importante na época e o modo de aprendizagem tinha influência do empirismo. É mencionado “autor” Manoel Andrade de Figueiredo teve importantes preocupações sobre a capacidade da criança do aprendizado, a educação das crianças deficientes e em abordar as questões de faixa etária na aprendizagem.

Em ideias psicológicas e educação no século XIX, fala-se sobre o ensino superior que chega no Brasil e com elas novas ideias psicológicas através de cursos como medicina, com teses de formandos onde tinham questionamentos referentes a fenômenos psicológicos. Vieram as chamadas Escolas Normais. E com a reforma de Benjamin Constant houve o primeiro momento da psicologia como disciplina substituindo Filosofia, disciplina esta que assim como outras tinham conteúdos de fenômenos psicológico, assim apenas faltando a institucionalização do mesmo. Com a influência do escolanovismo no Brasil e com isso o uso dos fenômenos psicológico utilizados na prática educativa.

Psicologia e Educação no século XX (A Automatização), cada vez mais os intelectuais questionavam o modo de predominantemente agrário-comercial para uma modernização industrial, e que para isso para fosse modificado através da educação, com o escolanovismo, fazendo assim uma reforma tendo a psicologia um dos seus grandes pilares. Em 1920 nas escolas normais foram criados os primeiros laboratórios de psicologia, e a mesma era ministrada nas escolas normais assim colaborando para que ela fosse desenvolvendo, foi criada o Instituto de Psicologia de Pernambuco e com ela a primeira escola para crianças com deficiência mental, de forma geral as escolas normais foram de grande importância na Psicologia Educacional no Brasil.

Psicologia e Educação no século XX (consolidação), nesse século a psicologia se firma como ciência e profissão no Brasil, ainda continuando sendo parte importante na educação, por meio das escolas normais também tendo ponte pela pedagogia que ajudou a surgir cursos de psicologia e cada vez foi se ingressando nos cursos superiores. Muitos trabalhos tendo a psicologia envolvida com temas em educação, no trabalho e clínica. É bastante destacado que a tanto a educação como a psicologia estão ligadas historicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com