TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE REFERENTE A DISPENSA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIDADE ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALUNA: INGRID RAYANNE OLINTO PEQUENO

Processo: 23096.003357/2020-85

ATIVIDADE REFERENTE A DISPENSA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Estudo e resolução das questões referente aos capítulos 1, 2 e 3 do livro texto.

CAPÍTULO 1 – O Pensamento gerencial na sociedade

  1. A relação ocorre pelo fato do pensamento gerencial assumir uma postura científica semelhante a medicina e a engenharia. Neste sentido, é comum o fato de utilizar o conhecimento gerado por outras ciências para gerar conhecimento e soluções técnicas.
  2. O pensamento gerencial é resultado de conhecimentos produzidos tanto na universidade como no interior das organizações. Em ciências como a astrofísica, o conhecimento está intrinsecamente ligado à universidade. Já na sociologia, preza o cognitivo enquanto para a administração é valorizado o mais utilitário, que obtenha eficiência. 
  3. A Filosofia foi considerada conhecimento dominante na época que fornecia as melhores soluções para os questionamentos que a sociedade considerava mais importante. A Teologia assumiu destaque na Idade Média pois, na época, a sociedade acreditava que todo acontecimento, bom ou ruim, era desígnio de Deus. Contudo, com o surgimento da sociedade moderna, a ciência assumiu posição de hegemonia como conhecimento superior aos demais, pois no contexto, oferecia as melhores respostas aos questionamentos atuais.
  4. Porque sempre que as pessoas despertarem interesses em comum e houver a iniciativa de defender tal ideal, surgirá naturalmente a necessidade de criar uma organização. Como exemplo, é possível citar moradores de determinada comunidade que se unem, formando uma associação, com o objetivo de pleitear melhorias para o meio que estão inseridas. É fato que as organizações sempre existirão para cumprir o fim para o qual foram criadas.
  5. Primeiramente, porque as organizações estão imersas num ambiente competitivo, portanto é necessário ser eficiente para manter-se no mercado e evitar a falência, principalmente, nas empresas privadas. Além disso, não somente no ambiente predominantemente competitivo é necessário a eficiência. É necessário destacar que para ser eficiente a organização deve atingir de forma ótima os fins a que se propõe, adotando excelentes estratégias.22
  6. É possível explicar a expansão do pensamento gerencial na atual estrutura da sociedade, que passou a ser “sociedades de organização”. Isso porque estamos cercados de organizações em nosso contexto social, o condomínio, a academia, o trabalho, a universidade.

CAPÍTULO 2 – Empresa:  A história da organização que mudou o mundo

  1. São vantagens do mercado: Equilibrar a oferta e a demanda; promover a inovação tecnológica; estimular a qualidade dos produtos e serviços. São desvantagens do mercado: A anarquia criada; Produção e oferta desmensurada; Submissão ao capital.
  2. As moedas de metais preciosos eram vantajosas pois poderiam ser facilmente fracionadas, facilitando a troca; conserva o peso eternamente e, por ser metal precioso, se tornava uma reserva de valor.
  3. São características comuns o grande número de pessoas empregadas, o capital envolvido e o lucro.
  4. Uma característica de grande relevância é ter como objetivo a busca do lucro. 
  5. Uma semelhança que pode ser citada é a existência de um sistema contábil de controle. Enquanto isso, diferente das empresas modernas, as supercompanhias eram de extrema dependência dos privilégios reais.
  6. Com a manufatura, o dono contratava vários trabalhadores e os reunia num mesmo espaço. Com isso, a partir da divisão do trabalho, resultaria em ganhos na produtividade. A fábrica marca o surgimento da empresa moderna, por ter introduzido a máquina a vapor e uma nova disciplina de trabalho.
  7. Podemos dizer que a empresa moderna passou a existir como um ente público, com direitos e deveres. Além disso, podemos citar a responsabilidade limitada, com o intuito de separar a empresa da pessoa de seus sócios.
  8. A criação das ferrovias, tornando o processo de transporte rápido e seguro; O campo das comunicações, com o desenvolvimento e melhoria do sistema de correios; no campo da tecnologia, o aço, possibilitando a criação de máquinas mais precisas e que, com isso, produziam mais.
  9. Com a produção em massa, por exemplo, no setor automobilístico, surgiu a necessidade do consumo em massa, com a demanda de novas formas de comercialização e distribuição. Além disso, os produtos anteriormente vendidos a granel passaram a ser embalados e produzir uma marca. Dessa forma, promover a marca tornou-se uma preocupação. Os consumidores buscavam por determinadas marcas nas lojas. A publicidade tornou-se relevante instrumento do marketing. Com isso, surgia também a figura do consumidor. 
  10. Na visão de Marx, o surgimento das grandes corporações é atribuído por ele as chamadas Leis do capitalismo. Na sua lógica de funcionamento interno, o grande capital inexoravelmente expropria o pequeno capital.

CAPÍTULO 3 – A sociedade moderna

  1. A diferença se dá porque para os antigos a palavra moderno estava relacionada apenas a uma referência temporal, desconsiderando julgamentos sobre a época vivida.
  2. A noção de sociedade moderna expressa uma visão etnocêntrica porque faz de uma determinada sociedade o estágio superior da sociedade. 
  3. A principal característica econômica da sociedade moderna é ter um parque industrial expressivo, seja ela capitalista ou socialista.
  4. A primeira característica política da sociedade moderna é estar organizada politicamente como um Estado moderno. A segunda, é a democracia liberal. O governo deveria existir para servir ao povo. A base de qualquer governo seria a soberania popular, ou seja, a vontade do povo. A terceira e última característica é a ideia de cidadania e crença de que o Estado deve promovê-la, destacando os direitos da cidadania (Direitos políticos, civis e sociais).
  5. A primeira característica cultural da sociedade moderna é o cientificismo. Basicamente, é a crença na superioridade do conhecimento científico sobre todos os demais. Diretamente associado ao cientificismo e talvez até mesmo como uma consequência do seu avanço, temos a segunda característica cultural da sociedade moderna, o secularismo. Numa perspectiva sociológica, indica o processo de perda de força da religião e da Igreja como orientadora da vida individual e da vida social. A terceira característica é o Individualismo, que surge quando a força do coletivo sobre as pessoas enfraquece e o indivíduo se torna livre para fazer as próprias escolhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com