TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocinio Logico

Exames: Raciocinio Logico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

vivemos em uma realidade complexa e em constante transformação. Se olharmos para um passado recente veremos como ocorreram transformações na medicina, na educação, nas comunicações, nas tecnologias, enfim, nas várias áreas do conhecimento e de sua aplicação.

essas transformações foram possíveis porque o homem, elemento desse conjunto infinito de seres que compõem a realidade, também se transforma cotidianamente. usa para isso sua razão e sua inteligência. razão e inteligência são, portanto, faculdades que possibilitam ao homem construir conhecimentos que, aplicados à realidade, garantem sua vida no planeta. razão e inteligência são conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro.

vejamos cada um deles de forma detalhada.

a) o que é a razão?

a palavra razão no nosso cotidiano é empregada em vários sentidos. veja alguns







dos usos

• • • • • •

mais comuns:

uma razão de ser...

Qual a razão de tudo isso?

você tinha razão

o homem é um animal racional ele ficou revoltado e com razão É uma atitude irracional

usamos “razão” com o sentido de certeza, lucidez, motivo, causa. todos esses sentidos constituem a nossa ideia de razão.

Podemos dizer que a razão “tem não só a função de perceber os fatos que provocam as sensações, como também de avaliá-los, julgá-los e organizá-los” (Cotrim, 1989, p. 20). assim, por meio da razão tomamos conhecimento da realidade.

apesar das funções anteriormente descritas, o dia a dia evidencia fatos que são incompreensíveis pela razão. Bem ilustrativo para o que acabamos de dizer são

5 Raciocínio Lógico - Unidade 1



as palavras de Pascal (apud CHauÍ, 2001, p. 58), filósofo francês do século Xvii: “o coração tem razões que a razão desconhece”. esta frase traz a compreensão de que muitas vezes agimos motivados pelas paixões ou sentimentos deixando de lado a nossa atividade consciente, intelectual – isto é, a razão.

do que vimos acima, existem situações que a razão não consegue compreender. nesse momento, ela apela para outra faculdade de nossa mente: a inteligência. diante de uma dificuldade ou problema, nossa razão aciona a inteligência.

b) o que é a inteligência?

Quando falamos em inteligência, de imediato algumas questões vêm à tona: existem pessoas mais inteligentes que outras? as mulheres são mais inteligentes que os homens, porque possuem maior sensibilidade e guardam, por maior tempo, informações na memória? Só os homens possuem inteligência? Quem é mais inteligente: um cientista ou um índio? um professor universitário ou um pedreiro?

Se adotarmos o conceito clássico de inteligência como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender, as respostas a essas questões parecem lógicas. ou seja, com certeza se julga que algumas pessoas são mais inteligentes que outras e essa diferença tem um teor ideológico, ou seja, considera o modelo social, o status

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com