TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocinio Logico

Pesquisas Acadêmicas: Raciocinio Logico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 7



UNIDADE 2

2.1 Contextualizando

1.2.3 A importância da lógica

Acreditamos que agora que você já tem uma compreensão inicial do que seja a lógica, fica mais fácil entender a sua importância para um curso de nível superior, principalmente sua importância para o exercício profissional. Senão vejamos: o que mais esperamos dos alunos, profissionais, enfim, dos seres humanos é que possam pensar de forma cada vez mais crítica e com argumentos, com base e critérios logicamente válidos. Por outro lado, quando fazemos afirmações sem argumentos não oferecemos ao nosso

2 Raciocínio Lógico - Unidade 2



Quando apresentamos argumentos, iniciamos um diálogo em que estaremos abertos a rever nossos argumentos em função de argumentos mais sólidos e válidos. Todo esse exercício de argumentação exige critérios válidos e é nesse momento que entra a lógica.

Sobre a importância da lógica Lewis Carol (apud SOARES; DORNELAS, 2011) afirma que

ela [a Lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas idéias numa forma acessível e ordenada e, mais valioso que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem cotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte.

Como você pode observar, este conhecimento é uma exigência cada vez maior no nosso cotidiano, no sistema escolar e na vida em sociedade, na medida em que nestes contextos é necessário o desenvolvimento da capacidade de distinguir entre um discurso correto e um incorreto, a identificação de falácias, o desenvolvimento da capacidade de argumentação, compreensão e crítica de argumentações e textos.

Ao lado de sua importância no nosso cotidiano, a lógica é hoje presença constante em concursos para ingresso no mundo do trabalho. As questões de lógica se apresentam como problemas que exigem um caminho com possibilidades que levem a uma solução – até aqui estamos no campo do raciocínio. Uma vez encontrada a solução é preciso que seja validada – aqui está o espaço da lógica.

1.2.4 Desenvolvendo o raciocínio lógico

Como você viu até aqui, ter raciocínio lógico significa raciocinar bem. Mas, o que fazer para aprender a raciocinar bem? Sabemos que algumas decisões na nossa vida são intuitivas, mas existe uma fórmula de aprimorar a nossa capacidade de raciocinar. E a lógica é essa ferramenta que o capacita a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais sua validade.

O raciocínio lógico hoje é uma exigência em provas de concurso, bem como em psicotestes de empresas para seleção de funcionários para cargos específicos. O conhecimento de alguns mecanismos de análise das questões, bem como a realização

Raciocínio Lógico - Unidade



de exercícios, é um treino efetivo para desenvolver um bom raciocínio.

Nesse sentido, vamos destacar três tópicos que vêm sempre sendo explorados nas questões apresentadas em concursos, são eles: o raciocínio verbal, o raciocínio numérico e o raciocínio visuo-espacial.

SAIBA QUE

Antes de situar esses tipos de raciocínios é importante que você saiba que para responder qualquer tipo de questão envolvendo raciocínio lógico é necessário ter claro que, nestas questões, o raciocínio pode seguir um caminho lógico ou um caminho ilógico (BOTELHO, 2011).

O caminho lógico se efetiva no contexto da lógica

matemática. Apresenta uma ordem que pode ser crescente, decrescente ou constante. O caminho ilógico envolve outros raciocínios fora da lógica matemática. São questões que utilizam os meses

do ano, os dias da semana, as fases da lua, as letras do alfabeto.

Retomando a explicação anterior, veja o quadro a seguir:

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO ILÓGICO

Crescente

Semana/ Meses

Decrescente

Fases da lua

Constante

Letras do alfabeto

Voltemos aos três tipos de raciocínio citados anteriormente: o verbal, o numérico e o visuo-espacial.

Comecemos por exemplificar o raciocínio verbal.

O primeiro ponto a considerar é que estamos diante de um raciocínio lógico

Raciocínio Lógico - Unidade

Considere a sequência. Qual a próxima letra?

B, D, G, K, _____



sequencial verbal crescente. BDGKP

pula 1 pula 2 pula 3 pula 4 Vamos entender:

1) É uma sequência de letras (por isso sequencial verbal)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com