TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalismo E Empirismo

Casos: Racionalismo E Empirismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 2

Quanto à questão da construção do conhecimento científico estudamos que o racionalismo cartesiano valoriza o sujeito enquanto que o empirismo valoriza o objeto.

O racionalismo moderno, que teve início em Descartes, apoia-se unicamente na razão humana, justificando que esta é a única forma de obtenção do conhecimento. Somente pela razão é possível alcançar a verdade, negando qualquer forma de experiência. A alma humana é inata no campo das ideias. O racionalismo dá ênfase ao sujeito.

O empirismo, como uma reação ao racionalismo, defende que o conhecimento é obtido unicamente pela experiência, através das percepções dos sentidos. Tudo o que está na mente humana passou antes pelos sentidos, sendo resultado destes. O empirismo dá ênfase ao objeto.

A dialética, como um meio termo entre as duas correntes acima, afirma que o conhecimento é obtido através da experiência dos sentidos, mas também passa pela razão humana. A dialética é a razão humana posta em prática pela experiência, para que possa novamente ser racionalizada, de forma aprimorada, e posta em prática novamente; e assim sucessivamente. Há uma interação entre o sujeito e o objeto.

Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.2 Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com