TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raimundo Farias Brito,grande Filósofo Cearense

Artigos Científicos: Raimundo Farias Brito,grande Filósofo Cearense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

Raimundo Farias Brito,grande filósofo cearense

Raimundo Farias Brito (1862-1917), filósofo cearense, hoje olvidado dos meios intelectuais, espancava seus antagonistas com o vigor de sua pena, sobretudo àqueles pertencentes ao que ele alcunhou de "filosofia do desespero", a saber, o fenomenismo de Hume; o criticismo de Kant; o positivismo de Augusto Comte. Formou-se advogado na Faculdade de Direito do Recife, em 1884. Regressa, então, ao Ceará, onde nascera, e é nomeado promotor público. Defensor da abolição dos escravos e da República ingressa na política. Também advogou e foi promotor público em Belém do Pará, de 1902 a 1909, onde atuou como professor da Faculdade de Direito.

Em suas primeiras obras - Finalidade do mundo e A verdade como regra das ações (1905)-, Farias Brito propõe-se a combater o materialismo, a teoria da evolução e o relativismo. Sua idéia de Deus, nessa época, é a de um princípio que explica a natureza e serve de base ao mecanismo da ordem moral na sociedade, "indicando o ideal da conduta pela concepção da finalidade das coisas".

Espiritualismo

Em A base física do espírito (1912) e O mundo interior (1914), Raimundo Farias Brito caminha para um espiritualismo mais pronunciado, apoiando-se em Bérgson. Nega a matéria, considerando os corpos como simples fenômenos. Critica Kant, identificando os planos do conhecimento e o do ser - e abraçando, de maneira dogmática, a metafísica tradicional, de caráter espiritualista. Sua obra, assim, seria uma espécie de neotomismo, um renascimento, no Brasil, da escolástica. Na opinião de Alfredo Bosi, o espiritualismo de Farias Brito baseia-se em Spinoza. No Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira; Enciclopédia Mirador Internacional.

Deus, para Farias Brito, é a substância infinita, o mundo, sua função permanente, constitutivo da sua própria atividade. Prova-se a sua existência pela regularidade das leis da natureza.

Casa onde nasceu Raimundo Farias Brito, atualmente pertencente ao Dr. Bueno Banhos.

Em 1881 Raimundo de Farias Brito, se matriculava na tradicional Faculdade de Direito do Recife. A natural inclinação de Farias Brito para a Matemática levou-o a lecionar a matéria em alguns colégios de Recife, como já o fizera em Fortaleza. No dia 19 de novembro de 1884 cola grau, tendo como Bacharelado em Ciências Jurídicas e Social, retornado novamente ao Ceará com a sua família.

No início de 1885 foi nomeado Promotor Público de Viçosa do Ceará. Em 1888 depois pediu e obteve remoção para Aquiraz, sendo chamado para ser secretário pelo então governador Caio Prado, ficando no cargo por apenas um ano. Em 1889, já com 27 anos de idade, saía seu primeiro livro: “Cantos Modernos”. Em 1890 vem ao pensamento de Farias Brito a política, onde resolve se candidatar, sem sucesso, à Deputado Federal. Em abril de 1891, foi convidado pelo General Clarindo de Queiroz para ser Secretário de Governo, e a 12 de fevereiro de 1892 o General é deposto do Governo do Ceará. No dia 02 de dezembro de 1893, na Igreja Coração de Jesus, em Fortaleza, Farias Brito casa-se com Ana Augusta Bastos. De 1894 a 1895, uma calmaria na vida de Farias Brito, resolve se dedicar ao seu segundo livro: “Finalidade do Mundo”. Após o lançamento do livro, o filósofo sofre um grande golpe, morre seu filho primogênito com apenas dez meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com