TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taynara Faria

Casos: Taynara Faria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Prevenção

Houve um período da Odontologia em que a principal preocupação era eliminar a dor do Paciente causada pelo processo cariogênico, através da extração do Dente.

Posteriormente, evoluiu-se para a era curativa, onde achava-se que restaurar um dente era a solução definitiva para a Doença Cárie.

Hoje sabe-se que um dente restaurado não é um dente sadio. O tratamento definitivo da cárie consiste em mudanças de hábitos alimentares, hábitos de higiene e um equilíbrio do organismo do indivíduo como um todo, pois a cárie é uma doença transmissível, caracterizada pela presença de bactérias cariogênicas (causadoras da cárie), má higiene bucal, dieta rica em açúcar e doenças gerais que causam o desequilíbrio do meio bucal.

Alimentação

O açúcar é o principal inimigo dos seus dentes, pois as bactérias cariogênicas decompõem o açúcar e os restos alimentares acumulados, produzindo ácidos que descalcificam o esmalte do dente, ocasionando a cárie. Por isso, devemos diminuir ao máximo o consumo de açúcar e ter uma boa higiene bucal.

Procure substituir alimentos açucarados, por alimentos com pouco açúcar ou nenhuma. Por exemplo: prefira os refrigerantes, balas, goma de mascar e adoçantes dietéticos. açúcares contidos nestes produtos não são cariogênicos.

Sempre que possível, substitua sobremesas Açucaradas por frutas. É muito mais saudável.

Caso não seja possível eliminar o consumo do açúcar, não o faça entre as refeições. E sempre após consumi-lo, faça uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes.

Existem alimentos que ajudam a promover a Saúde Bucal, são eles: cereais integrais, leite, ovos, legumes, verduras (principalmente cruas), queijo, peixe, aves, e principalmente frutas

Higiene Bucal

A Higiene Bucal consiste de: Escovação, uso do Fio Dental e uso de Enxaguatórios Bucais, se recomendado pelo seu dentista.

É recomendado que seja feita a Higiene Bucal, no mínimo 03 vezes por dia, que seriam após as refeições e principalmente antes de dormir.

Técnica de escovação

Posicione a escova dental num ângulo de 45o com a gengiva.

Deslize a escova no sentido da gengiva para a área de mastigação.

Faça movimentos de vai-e-vem na área de mastigação

Dicas:

Uma escovaçao correta deve durar em media 30 minutos

Todas as faces dos dentes têm que ser escovadas

É importante massagear As gengivas durante a escovação

Recomenda-se o uso de cerdas macias

Troque sua escova a cada 3 meses

Creme dental

Dê preferencia para creme dental c\ flúor ativo.

Não é nessesario uma grande quantidade de creme dental p\ uma boa higiene bucal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com