TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razão: Inata Ou Adquirida

Artigos Científicos: Razão: Inata Ou Adquirida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 2

Razão: Inata ou Adquirida?

Durante séculos, a filosofia tenta responder essa pergunta. Ela ofereceu duas respostas a essas perguntas. A primeira ficou conhecida como inatismo, e a segunda, como empirismo.

O inatismo afirma que, ao nascermos, trazemos em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas ideias verdadeiras, que, por isso, são ideias inatas.

Platão defende a tese do inatismo da razão ou das ideias verdadeiras em várias de suas obras, mas a mais conhecida é nos dialogos Mênon e República.

Descartes discute a teoria das ideias inatas em várias de suas obras, mas as mais conhecidas encontram-se em duas delas: no Discurso do método e nas Meditações metafísicas. Nelas ele mostra que nosso espírito possui três tipos de ideias qie se diferenciam segundo sua origem e qualidade.

• Ideias adventícias, isto é, vindas de fora, experiência, sãoa quelas que se originam de nossas sensações, percepções, lembranças; são as ideias que nos vêm por termos tido a esperiência sensorial ou sensível das coisas que se referem.

• ideias fictícias, são aquelas que criamos em nossa fantasia e imaginação, compondo seres inexistentes como por exemplo: cavalos alados, fadas, elfos, duendes, dregçoes, sereias, etc.

• Ideias inatas,são aquelas que não poderiam vir de nossa experiência sensorial, porque não há objetos sensoriais ou sensíveis para elas, nem poderiam vir de nossa fantasia, pois não tivemos experiência sensorial para compô-las a partir de nossa memória. Por exemplo, a ideia do infinito é inata, pois não temos nenhuma experiência sensorial da infinitude.

O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência. Em grego, experiência se diz: empeiria – donde, empirismo, conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência.

O exemplo mais importante ( por causa das consequencias futuras) oferecido por Hume para mostrar como formamos hábitos racionais é o da origem do princípio da causalidade.

A experiência me mostra, todos os dias, que, se eu puser um líquido num recipiente e levar ao fogo, esse líquido ferverá, saindo do recipiente na forma de vapor. Experiência desse tipo, à medida que vão se repetindo sempre da mesma maneira, vão criando em mim o hábito de assossiar o calor com certos fatos. E isso me leva a dizer que "o calor é a causa desses fatos". É assim, diz Hume, que nascem as ciências. São elas, portanto, o hábito de associar ideias, em consequência das repetições da experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com