TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recensão crítica do artigo - What Is Sociological about Music?

Por:   •  14/6/2018  •  Monografia  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Licenciatura em Educação Musical[pic 1]

Sociologia da Música II

Discente: Rafael Madureira (nº 3150444)

Docente: Doutor Jorge Alexandre Costa

Recensão crítica do artigo “What Is Sociological about Music?”

No âmbito da unidade curricular Sociologia da Música II, lecionado pelo Doutor Jorge Alexandre Costa, no ano letivo 2017/2018, foi-nos proposto a realização de uma recensão crítica do artigo “What Is Sociological about Music?” de William G. Roy e

Timothy J. Dowd. A Sociologia é uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais. Esta revisão é significante, uma vez que reflete um campo de pesquisa crescente que oferece distintivamente desafios e intuições: a sociologia da música.

Com base na análise do artigo são enfatizadas as seguintes questões: O que é a música numa perspetiva sociológica? Como os indivíduos e os grupos usam a música? Como é possível a produção coletiva da música? Como a música se relaciona com as distinções sociais mais amplas como a classe, raça e género?

No presente texto, William Roy e Timothy Dowd começam por questionar se a distinção entre música e "não música" é uma construção social. É complicado definir o que é música e o que não é música, pois este encontra-se subjacente à imaginação de cada pessoa e, por vezes, pelo facto de estar de tal maneira apropriado pela música ocorre uma dificuldade em defini-la.

Esta artigo leva, igualmente, a diferentes abordagens, nomeadamente como a música pode ser conceituada como objeto e atividade, sendo que estas conceptualizações têm enormes implicações para a produção e o consumo de música. Conforme os autores, é possível distinguir duas abordagens. Por um lado, uma abordagem textualista e de outro ponto de vista, uma contextualista. A enfatização do objeto está ligada aos textualistas e, por sua vez, a atividade está ligada aos contextualistas. A música é muitas vezes tratada como um objeto, isto é, como algo que tem um momento de criação, com determinadas características e com potenciais usos e efeitos, no entanto, na minha opinião, a música é mais frutífera: como um processo, isto é uma atividade. Assim, podemos tratar a música como um verbo (musicking) em vez de um substantivo, dado que a música não é uma


Licenciatura em Educação Musical[pic 2]

Sociologia da Música II

Discente: Rafael Madureira (nº 3150444)

Docente: Doutor Jorge Alexandre Costa

coisa, mas uma atividade, isto é, algo que as pessoas fazem. Desta forma, do meu ponto de vista a música deve ser vista não apenas como objeto, mas também como atividade, necessitando uma ligação entre ambas.

A música é uma forma de interação que expressa e constitui relações sociais. Muitos estudiosos concentram-se na forma como a música está incorporada na vida social (por exemplo, relações sociais), e na minha opinião, a música é de verdade, mobilizada como um recurso para produzir rotinas, pressupostos e ocasiões que constituem "vida social", sendo uma atividade praticada sob a forma de inter-relações entre pessoas. Os indivíduos constroem uma identidade (um "eu") usando música para marcar e documentar aspetos importantes de suas vidas – incluindo eventos memoráveis .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com