TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michael Porter: “ What is strategy ?”

Por:   •  14/3/2016  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  1.564 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Douglas Henrique Morroni Ricardo

Disciplina: Métodos de Estratégia Organizacional

Resenha

Resumo

Neste capítulo “ What is strategy ?” são abrangidos três aspectos importantes, os conceitos de Estratégia, eficácia operacional e fronteira de produtividade.

Eficácia operacional é quando uma empresa desenvolve atividades similares com melhor desempenho que as empresas rivais, ou seja criando um diferencial, o qual essa empresa tenha a capacidade de sustentar. Esse diferencial pode criado por dois aspectos, uma entrega de maior valor ao consumidor, ou uma entrega de valor comparável a um custo menor, ou ambas.

O Aumento da eficácia pode geral diversos resultados dentro de uma empresa como a motivação dos funcionários, redução na taxa de desperdício, e um melhor uso e eficiência do maquinário da fábrica.

Estratégia é definida como o desempenho de diferentes atividades em relação ao desempenho de empresas rivais ou desempenho de atividades similares, só que de modo diferente. Sendo o assunto central da estratégia, a criação de uma oferta diferenciada.

Curva da fronteira de produtividade é definida como o conjunto de combinações de atividades da empresa que constituem as principais práticas existentes dentro das técnicas organizacionais. Diante dessa curva, uma empresa só conseguirá obter o melhor valor possível ao consumidor, se ela produzir no maior custo possível. Do mesmo modo a empresa só diminuirá seus custos , se ela produzir a menor valor ao consumidor. Se as técnicas gerenciais forem aprimoradas, essa curva é deslocada para cima, a empresa que estiver distante da curva de produtividade pode tomar 3 decisões diferentes para mudar esse quadro, pode seguir 3 caminhos distintos:

a) mantendo os custos e aumentando o valor;

b) Mantendo o valor e diminuindo os custos;

c) Reduzindo os custos e aumentando o valor ao mesmo tempo.

A eficácia operacional é algo necessário , mas não primordial para o alcance de uma melhor rentabilidade e vantagem sobre os concorrentes. Geralmente as melhores práticas em eficácia operacional acabam se espalhando entre as empresas, fazendo com que as empresas melhorem seus níveis dentro da fronteira de produtividade. Concluindo que nenhuma delas terá algum ganho em relação a outra, porque todas estão se dirigindo a fronteira de produtividade de forma conjunta.

A sustentabilidade de um posicionamento estratégico é totalmente ligada com a existência de “trade-offs” com outras posições. A escolha do que você não deve fazer , pode ser mais importante do a escolha do que você deve fazer.

Novidades

Antigamente, as empresas japonesas eram invejadas por suas práticas de produção, porém dentro delas não continha um posicionamento estratégico definido Mesmo parecendo perfeitas antigamente, pois conseguiam produzir a baixo custo e dar um valor alto ao produto, elas irão ter que aprender estratégia para continuarem prosperando no mercado atual, e eles terão que quebrar barreiras de cultura para que possam realizar esse feito.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com