TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexao Livro Maquiavel O Pricipe

Monografias: Reflexao Livro Maquiavel O Pricipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 2

1) Por que o adjetivo maquiavélico e o substantivo maquiavelismo não representam a filosofia política de Maquiavel?

2) O termo maquiavelismo é apropriado porque remete a uma leitura crítica da experiência política a partir da ótica de Maquiavel como bom observador de seu contexto renascentista e das tramas do poder que aí ocorriam. Explique a aplicabilidade do livro O Príncipe como manual de dominação e, ao mesmo tempo, como pistas para a resistência contra os poderosos.

3) Um príncipe para ter "virtu", precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circuntâncias, do contrário fracassará. Nesse aspecto, quando ele deve seguir o que é certo e o que é errado?

4) "A regra é a de que , quando um estrangeiro poderoso penetra numa província todos os habitantes menos poderosos o apoiam, movidos pela inveja dos que tinham poder maior que o seu" (cap. II, p.37, item 6). Transfira isso para o convívio social do cotidiano e dê um exemplo de como isso pode acontecer.

5) Quando você, caro leitor, obtém sucesso em suas conquistas, é sempre bem visto pelos outros? Antes de responder, leia o início do item 12, no cap.III,à p.40.

6) Comente: "Comete um grande erro quem pensa que entre as altas personalidades seja possível fazer esquecer antigas ofensas com novos benefícios." (cap.VII, p.61, item 14).

7) Leia o item 8 do cap. VIII e descreva como um governante deve agir com relação a fazer o bem e o mal. Depois disso, observe bem a realidade política e veja se tal coisa, realmente, costuma ainda se efetuar.

8) Por que, no item 3 do cap.IX, Maquiavel escreve que o "... povo tem objetivos mais masi honestos do que a nobreza..."? Na sua opnião, qual a relação entre poder e honestinidade?

9) Após a leitura da obra, responda qual os tipos de Estados que não necessitam de proteção e onde é possível ter súditos mesmo sem governá-los. Justifique sua resposta.

10) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários?

11)" Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons." (cap.XV, p. 93, item 1). Faça sua análise sobre essa colocação e escreva sobre sua posição a respeito.

12) Depois da leitura do cap.XVII, você preferiria ser amado ou temido?

13) Será verdade que "...os homens se esquecem mais facilmente da morte do pai do que da perda do patrimônio." (cap.XVII, p.100, item 3)?

14) Depois de ler o cap. XVIII, faça comentários sobre a famosa máxima: "os fins justificam os meios".

15) Prezado leitor, você concorda com Maquiavel sobre a colocação feita no início do item 2, cap.XXII, p.129?

16) Com relação à sorte, o que pensava Maquiavel?

Dica: ler o cap. XXV.

17) Que conclusão você consegue tirar da obra em estudo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com