TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Referente Ao Livro: Pinóquio As Avessas.

Exames: Reflexão Referente Ao Livro: Pinóquio As Avessas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 5

Reflexão referente ao livro: Pinóquio as Avessas.

Michelle Duque – T410FB4

Jessica Gazeta – B722134

Jessica Theodoro – B583IB0

Desenvolvimento

Com base na abordagem tradicional, Felipe em sua infância era curioso e fazia muitas perguntas para seus pais, quando eles não sabiam responder, eles diziam para Felipe que ele aprenderia na escola.

Ele imaginava que a escola fosse um lugar onde todas as suas perguntas seriam respondidas. Quando chegou o dia de Felipe ir à escola, ele estava muito entusiasmado, pois pensava que teria todas as respostas para suas perguntas, mas não foi como pensara.

Felipe era encantado por pássaros e tinha o desejo de aprender cada vez mais sobre eles, até se imaginava sendo cuidador de pássaros no futuro. Mas ao entrar na escola, feliz pelo fato de poder tirar suas dúvidas com a professora, ficou decepcionado após a professora responder que, ele somente aprenderia o que estaria no programa de aprendizagem, ou seja, Felipe foi embora sem saber sobre pássaros.

Na abordagem tradicional o livro “Pinóquio as Avessas” mostra, que na escola se aprende o que se deve e não o que se quer aprender, e que o foco das aulas é o professor, pois ele é o detentor de todo conhecimento e responsável pelo sucesso escolar. Uma das características dessa abordagem é que o professor está sempre acima do aluno onde o aluno é o ouvinte e o professor é o agente.

Felipe começou a tirar boas notas, passou no vestibular, conseguiu se formar e teve um bom emprego, mas não teve a felicidade que desejava que fosse de adquirir o nome do “pássaro azul”. O foco da abordagem tradicional é assegurar o sucesso profissional, deixando de lado a formação humana. Vemos essa abordagem como a primeira e até hoje a mais utilizada na cultura em que vivemos.

Podemos concluir que nessa abordagem o professor é o dono do saber, e o aluno é uma tabula rasa, acumulando informações e armazenando-as, adquirindo assim o conhecimento.

Na abordagem comportamental Felipe ainda na sua infância teria um estimulo para se interessar na escola. Pois seus pais o ensinaram que para crescer sem “orelhas de burro”, e para ser alguém na vida, teria assim que ir a escola para se tornar inteligente, esse era um estimulo reforçador para ele aprender mais sobre suas curiosidades. A curiosidade era um estimulo a mais para que Felipe fosse buscar a escola para saber sobre suas duvidas. Felipe tinha muita curiosidade em descobrir coisas que na sua cabeça imaginava, mesmo na maioria das vezes seus pais não respondendo suas perguntas, pois não tinham as respostas; ele não cansava de ir em busca a novas descobertas. Pois então, antes de ir a escola Felipe tinha muitas dúvidas, dúvidas das quais perguntariam aos adultos, mais todos respondiam que ele iria aprender na escola, Felipe não via a hora de conhecer a escola, mais o que era escola? Para Felipe a escola seria um lugar maravilhoso, onde sairia com todas suas perguntas respondidas.

Felipe tinha um interesse profundo sobre os pássaros, gostava de ver os pássaros em voo, tinha vontade de ser como os pássaros, sair voando por aí. Talvez esse interesse e essa vontade de se tornar um pássaro servira de estimulo para aprender sobre os diversos tipos de pássaros, Felipe não via a hora de reforçar seus estímulos na escola, esclarecendo suas questões.

A cada ano então Felipe teria que ir a escola fazer as provas, se fosse notas boas ele teria como reforço positivo para o próximo ano, passar de ano. As questões em sua mente seriam de reforço para Felipe ir à aula e questionar os professores. A aprendizagem para esse tipo de abordagem consiste em um sistema de reforçamento planejado. Ensinar consiste em planejamento da relação de contingências (Estimulo (S) e Resposta (R)). Sendo assim o professor é considerado o planejador capaz de mudar e estimular o comportamento desejado do aluno, o meio pode ser controlado e manipulado e também o homem pode ser controlado e manipulado. Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.

O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o individuo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava na realidade exterior. O homem (Felipe) dentro desse refencial é considerado produto de um processo evolutivo.

Com Base na abordagem Humanista, no livro de Rubem Alves, Felipe descobre que a escola é bem diferente do que ele imaginava, então cresce pensando igual a todos, e aprendendo só o que interessa a todos. Notamos a abordagem humanista no fim do livro , onde Felipe um homem já formado e um profissional respeitado procurou um psicanalista, não se sentindo feliz e nem satisfeito. O psicanalista que se dedica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com