TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Valores Organizacionais

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

NESTLÉ BRASIL: VALORES ORGANIZACIONAIS

E A SUA RELAÇÃO COM A EMPRESA

BRUNO QUADRA

CAMILA CAMPIGOTTO

CAMILA CRISTINA DOS SANTOS

DÉBORA DAVID VARELLA

PROFESSOR VOLMIR FONTANA

Filosofia e ética

Joinville – SC

2016

O QUE SÃO VALORES ORGANIZACIONAIS?

      Os valores estão relacionados àquelas questões nas quais as pessoas acreditam e vivenciam no seu dia a dia.

      Para Oliveira (2005), os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva.

      Rodrigues et al (2009) também acreditam que os valores podem e devem ser entendidos como ideias a serem seguidas, sendo os lideres os principais agentes da prática dos valores, uma vez que esses princípios devem ser transformados em atitudes.

      Valores organizacionais são “princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos” (TAMAYO e BORGES, 2001, p. 343) e podem explicar os fenômenos organizacionais (CONNOR e BECKER, 1975).

      “Em uma organização os valores ‘dizem’ e os comportamentos ‘fazem’. Portanto, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender aos objetivos organizacionais quanto de atender às necessidades dos indivíduos.” (BARRET, 2000).

PERFIL NESTLÉ

      Nestlé S.A. é uma empresa suíça que industrializa produtos alimentícios. No Brasil atua desde 1876, inicialmente com a comercialização de farinha láctea, e em 1921 consolidou sua atuação no país quando instalou sua primeira fábrica, para a produção do Leite Moça.  Atualmente opera em 194 países, com quase quinhentas fábricas espalhadas nos cinco continentes.

      Por meio de uma administração robusta e focada no consumidor, baseia seu crescimento nos desempenhos econômico, social e ambiental do País.

Valores da Empresa

  • Pessoas em primeiro lugar.
  • Qualidade de nossos produtos e serviços.
  • Segurança é inegociável.
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa.
  • Responsabilidade em toda decisão.
  • Paixão pelo que fazemos.
  • Aperfeiçoamento das relações com clientes, fornecedores e consumidores

      Dessa forma, alguns valores que se relacionam a natureza da empresa são: qualidade nos serviços e produtos, higiene na fabricação, ética, responsabilidade, cooperação, integridade.

      A qualidade como um dos valores adotados pela organização contribui como uma estratégia para oferecer alimentos e bebidas que possuem superioridade em valor nutricional e sabor, contribuindo assim para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Não basta somente realizar um serviço, é necessário desenvolver um serviço de qualidade buscando a fidelidade do cliente. Para isso é preciso conquistá-lo por meio de produtos e serviços.

      “Qualidade é a nossa maior segurança na obtenção da fidelidade do consumidor, nossa defesa mais poderosa contra a concorrência estrangeira, e o único caminho para crescimento e ganho sustentados.” Kotler, Philip (1931, pg. 64)

      Compreende-se que oferecer qualidade não é só obrigação, mas também estratégia de mercado na luta contra a concorrência. É uma forma de manter o cliente fiel aos produtos e serviços, mantendo-o a empresa, visando o crescimento empresarial e a sustentabilidade futura.

      Com isso, os valores estão ligados diretamente à cultura da empresa para produzir as melhores condições de relacionamentos entre as pessoas, efetivar os melhores resultados possíveis e contribuir fortemente para a motivação dos funcionários. A Nestlé como uma empresa de nutrição, saúde e bem estar, faz com que os funcionários tenham a percepção de que estão fazendo bem para os consumidores, e assim, os trabalhadores de cada setor conseguem ter a consciência da importância de sua atividade que irá contribuir para a saúde e bem estar da sociedade.

      A Nestlé consolida instrumentos de diálogo, participação e alinhamento a princípios. O dia a dia de trabalho na organização é orientado pelos Princípios Nestlé de Gestão Empresarial. Eles constituem a base da cultura organizacional da empresa e asseguram o seu compromisso com consumidores e parceiros.

      As ferramentas de gestão de Recursos Humanos da Nestlé buscam transformar o potencial das pessoas em realidade, apoiando-as para desenvolverem e aplicarem o conhecimento na sua rotina de trabalho.

Liderança e responsabilidade individual: O sucesso da Nestlé está vinculado a seus colaboradores. Prevalece em seu ambiente de trabalho um tratamento mútuo de respeito e dignidade. A Nestlé seleciona pessoas competentes e motivadas, que respeitem os valores da companhia. Oferece oportunidades iguais para o desenvolvimento e o progresso de todos os colaboradores, protegendo sua privacidade. Não tolera qualquer forma de assédio ou discriminação.

Segurança e saúde no trabalho: A Nestlé assume o compromisso de prevenir acidentes, lesões e doenças decorrentes das condições de trabalho, bem como de proteger os colaboradores, parceiros de negócios e outros envolvidos na cadeia de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com