TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Ecologica

Exames: Responsabilidade Ecologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Será a responsabilidade ecológica uma obrigação moral?

Neste ensaio aborda-se o problema da responsabilidade ecológica. A responsabilidade ecológica envolve uma relação de respeito do ser humano para com a natureza, de modo a preservar e cuidar do planeta. Aqui, irá ser defendido que é necessário adoptar uma ética ambiental de responsabilidade ecológica, na qual a natureza seja protegida independentemente do valor que esta manifesta para o Homem.

A espiral do mal para a Natureza, começou quando o Homem descobriu que a ciência combinada com a técnica podia fazer muito mais do que alguma vez se podia imaginar. A partir daí, o Homem nunca mais parou começando a implantar fábricas que encheram a atmosfera de gases poluentes, armas nucleares, desenvolvimento a todos os níveis, crescimento da população e acreditava-se mesmo que isto tudo significava melhoria nas condições de vida humana. O que as gerações criadoras das novas invenções quiseram ignorar é que esta nova civilização vinha de mãos dadas com destruição da Natureza, e por isso hoje, estão a ser enfrentadas as consequências das mudanças repentinas e nefastas de décadas anteriores, “A era de procrastinação de meias medidas, de calmaria dos acertos e dos atrasados está a chegar ao fim. No seu lugar estamos a entrar num período de consequências”[1]. Contudo, não se pode culpar apenas as gerações anteriores, pois, as actuais, continuam a contribuir para mais alterações negativas.

Perante isto, as opiniões dos filósofos que formulam opiniões sobre este assunto, divergem: para o filósofo Hans Jonas, as acções das gerações humanas actuais devem ser fundamentais para assegurar a possibilidade de uma existência digna às gerações futuras, ou seja, deve-se proteger o planeta para garantir algo habitável às gerações vindouras. Jonas defende ainda que mais do que pensar nas gerações futuras, é necessário conhecer as consequências dos nossos actos e antecipar as consequências dos mesmos, impondo, desta forma, limites ao contrário do que as gerações anteriores fizeram.

Porém, os partidários da Ecologia Profunda opõem-se a Jonas e defendem que “…a natureza tem um valor próprio, vale independentemente da sua utilidade para a humanidade…”[2].

Assim, a tese deste ensaio revela-se em concordância com os Ecologistas Profundos. Mas tendo em conta que defender a Ecologia Profunda poderia despertar conflito entre a audiência, irá ser mostrado como estes podem estar certos.

Em primeiro lugar, parece que Jonas apenas defende a Natureza para proteger a continuidade da existência da humanidade e das gerações vindouras, agindo por mero interesse mundano, instrumental e egoísta, na medida em que só se preocupa com os interesses do Homem continuando assim, a pôr de parte o valor intrínseco da Natureza. Por outro lado, a posição dos Ecologistas Profundos pode levar a crer que desprezam a humanidade. Contudo, apenas dão valor à Natureza pelo que ela vale e não por interesse humano ao contrário de Jonas, porque, é de salientar, que até agora a humanidade só se preocupou com ela própria e nunca com a sua própria casa e isso nunca ninguém poderá desmentir, pois está escrita e gravada em toda a história da humanidade e da Terra.

Em segundo lugar, foi esquecido que a Natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com