TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta

Trabalho Escolar: Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  8.971 Visualizações

Página 1 de 6

1-a passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com tese do ”milagre grego”,posição descartada por outros.Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

A tese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.

Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagre realizado por um povo privilegiado,mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.

2-qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga?

Após um período de retração da cultura micênica, de 1150 a.C. (aproximado) até o início do séc. VIII a.C,conhecido como "idade das trevas",a sociedade grega torna-se mais complexa. Também o centro da cidade sofre mudança radical. Passa a ser a ágora, a praça pública, onde acontecem as transações comerciais e as discussões sobre a vida da cidade, a começar por sua defesa.O acesso à ágora torna-se cada vez maior, estendendo-se, com a instituição da democracia,a todos os que têm direito à cidadania, ou seja, habitantes do sexo masculino,adultos e que não sejam estrangeiros ou escravos.

3-o que significa dizer que a Grécia grega era uma democracia direta?sob esse aspecto,em que se distingue das atuais democracia?

Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões.As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o Povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas. Na Grécia antiga o "Povo" era composto por pessoas com título de cidadão ateniense.

4-identifique as características comuns á reflexão dos filósofos pré-socráticos.

Os primeiros filósofos centram sua atenção na natureza e elaboram concepções de cosmologia procurando o princípio constitutivo do Universo. As respostas são várias: para Tales é a água; Anaxímenes, o ar; Demócrito, o átomo; Empédocles, os quatro elementos; terra, ar, água e fogo; Pitágoras, o número.

5-“em todas as literaturas,a prosa é posterior ao verso,como a reflexão o é à imaginação.A literatura grega não faz exceção á regra ,antes a acentua , pois o desnível cronológico entre ambas deve importar uns três séculos.”(Maria helena rocha pereira.estudos da historia da cultura clássica.v.

1.cultura grega.3.ed. lisboa : função caloustes guibenkian.1970,p.199.

a)a que obras em verso se refere o texto?e a que obras em prosa?

A obra em versos refere-se aos textos poéticos, geralmente compostos de estrofes, versos e podem ter rimas (ounão)

Textos em prosa: são textos escritos em parágrafos. O termo deriva do latim prosa, que significa discurso direto, livre. Em um texto em prosa, as metáforas são exploradas com parcimônia, visando criar uma imagem objetiva e concreta da realidade.

b)quando prevalecem o verso e a prosa na cultura grega?

Primeiro a surgir na Europa, a literatura grega lançou, no curso de sua evolução, os alicerces de quase todos os gêneros literários. Assimilados pelos romanos, os grandes escritores gregos da antiguidade, junto com os clássicos latinos, passaram a ser considerados modelos universais, e deles provém certamente toda a tradição literária ocidental.

Distribuída em três grandes períodos -- o da antiguidade, o bizantino e o moderno -- a literatura grega abordou, no teatro e na poesia, na filosofia e no texto religioso, todos os grandes mitos e temas cruciais da humanidade. Serviu de referência não apenas à literatura universal como a atividades e correntes científicas e artísticas modernas, como o cinema, a psicanálise e a educação.

c)o que o texto quer dizer com a oposição entre imaginação e reflexão?

6-na Grécia antiga , o surgimento da escrita proporcionou o nascimento da filosofia.E hoje,os altos índices de analfabetismo constituiriam uma obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica de seus cidadãos?

sim, pois uma pessoa analfabeta ao ver uma noticia por escrito por exemplo, obvio que ela não vai compreender nada do que esta em pauta, com isso a opinião(ou critica) dela se torna praticamente nula, já que se ela não sabe o que está acontecendo, como ela pode expressar sua critica sua opinião

7-tomando por base o significado da ágora na polis democrática,quais seriam as” ágoras”nas democracias contemporâneas?

Seriam os locais onde as pessoas se encontram para debater ideias ou resolver problemas, como exemplos podemos citar as assembleias, os tribunais, o parlamento, conselhos realizos por escolas, igrejas ou a comunidade em si.

8-neste fragmento de um texto de Empédocles,há elementos que denotam ruptura em relação ao pensamento mítico.identifique-os.

“Esta [luta das duas forças]é manifesto na massa dos membros humanos:ás vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade,na culminância

da vida florescente;outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com