TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o tema "atividade filosófica"

Exam: Respostas às perguntas sobre o tema "atividade filosófica". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Exam  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  3.654 Visualizações

Página 1 de 7

-O QUE QUER DIZER A PALAVRA CRÍTICA?

R:Em geral utilizamos a palavra críticacomo forma de dizer que tudo vai mal, que tudo esta errado, quando julgamos ser do contra. Mas não é isso que essapalavra quer dizer. A palavra “crítica” vem do grego e possui três sentidos principais: capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; exame racional de todas as coisas sem pré-conceito epré-julgamento; atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.

2- QUANDO PASSAMOS DA ATITUDE CUSTUMEIRA À ATITUDE FILOSÓFICA?

R:A partir do momento em que não mais aceitamos os conceitos e opiniões já estabelecidas e procuramos indagar o que são as crenças e sentimentos que alimentam nossa existência abandonamos a atitude costumeira e adotamos a atitude filosófica.

3- O QUE SIGUINIFICA DIZER QUE A FILOSOFIA SE VOLTA PREFERENCIALMENTE PARA OS OMENTOS DE CRISE OU CRÍTICA?

R: Entramos em crise quando nossas crenças se contradizem ou são incompatíveis. E é o momento do “despertar”, em que algumas pessoas sentem-se impelidas a indagar qual a origem, o sentido e a realidade de suas crenças.

4- Por que se pergunta “Para que filosofia”?

R: Consideramos que algo só deve existir se tiver finalidade clara e utilidade imediata, já que o senso comum não encontra finalidade na Filosofia, todo mundo acha muito natural perguntar: “Para que filosofia?”

5- Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?

R: A atitude filosófica é caracterizada por três perguntas: 1) Perguntar o que é (buscando o significado das coisas); 2) Perguntar como é (buscando a estrutura das coisas); 3) Perguntar por que é (buscando a origem e o valor das coisas).

6- O que é e como é a reflexão filosófica?

R: Reflexão é o movimento de retorno a si mesmo. A Reflexão filosófica é o movimento em que o pensamento retorna a si mesmo como fonte do pensado, buscando averiguar como é possível a existência desse mesmo pensamento ou conhecimento.

7-Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

R: O que é pensar? Oque é falar? Oque é agir? Essas três perguntas tem como objetivo de o pensamento, a linguagem e a ação, em relação aquilo que temos como constituído como pensamento verdadeiro. São perguntas sobre a essência, a estrutura, a origem e a finalidade de todas as coisas.

8- Explique o que é a Filosofia como saber a respeito da realidade externa ao pensamento e acerca da realidade interna aos seres humanos.

R: A atitude filosófica inicia-se indagando “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, dirigindo-se ao mundo exterior ao pensamento. Em contrapartida, a reflexão filosófica indaga o “Por quê?”, “O quê?”, e “Para quê?” dirigindo-se ao próprio pensamento do homem.

9- Que significa dizer que a Filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?

R: Significa dizer que não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”. A Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, buscando encadeamentos lógicos entre os enunciados.

10- Explique brevemente as três principais definições de Filosofia que não podemos aceitar inteiramente.

R: 1)Filosofia como visão de mundo: conjunto de valores, idéias e práticas adotada por uma sociedade; 2) Filosofia como sabedoria de vida: Conduzir-nos a uma vida justa e feliz e ensinar-nos através da contemplação do mundo. 3) Filosofia como esforço para dar sentido ao universo: Provar que o universo é dotado de sentido racional através do conhecimento de toda a realidade.

11- Explique a definição da Filosofia como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.

R: Como fundamentação teórica e crítica, a Filosofia ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro, investigando e interpretando o significado das idéias gerais.

12- Explique porque a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica?

R: A atividade filosófica é uma análise (das condições e princípios do saber e da ação), uma reflexão (volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ação) e uma crítica (avaliação racional para discernir entre a verdade e a ilusão, a liberdade e a servidão, investigando as causas e condições das ilusões e dos preconceitos individuais e coletivos, das ilusões e dos enganos das teorias e práticas científicas, políticas e artísticas, dos preconceitos religiosos e sociais, da presença e difusão de formas de irracionalidade contrárias ao exercício do pensamento, da linguagem e da liberdade).

13- Quais as indagações da Filosofia segundo Kant?

R: Que podemos saber? É uma pergunta sobre o conhecimento, isto é, sobre os fundamentos do pensamento em geral e do pensamento cientifico em particular;

Que podemos fazer? É a pergunta sobre a ação e a expressão humana, isto é, sobre os fundamentos da ética, da politica, das artes, das técnicas e da historia.

Que podemos esperar? É a pergunta sobre a esperança de uma outra vida após a morte, isto é, sobre os fundamentos da religião.

14- Qual a utilidade da Filosofia?

R: Já que não há expectativa alguma de que a filosofia contribua diretamente para a produção de riqueza material, a filosofia existe como uma fonte de realização e felicidade para aqueles que buscam a verdade e a contemplação da realidade.

15- Que quer dizer philosophía ? A quem se atribui a invenção dessa palavra ?

R: A palavra Philosophia,provem do grego que é a junção de duas palavras.Philos que quer dizer amor,e Sophya que quer dizer sabedoria ou conhecimento ou seja amor pela sabedoria ou pelo conhecimento.A palavra Philosophia é atribuida á Heráclitos,mas teria sido usada por Pitágoras para designar a si proprio.

16- O que pitagoras queria dizer ao se referir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com