TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre o surgimento da filosofia

Ensaio: Respostas às questões sobre o surgimento da filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Ensaio  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?

Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento .final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.

A diferença entre filosofia e mito se baseia em três pontos :

1- O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são;

2. O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos - úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

3. O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e oincompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia, ao contrário, não admite contradições,fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.

2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?

Uma das teses , a orientalista que defendia que a filosofia tinha surgido por meio do contato dos gregos com povos do oriente e a outra tese que era contra ria a orientalista , que dizia que os gregos tinham criado a filosofia sem nenhum precedente anterior a eles , e a mais aceita é a orientalista .

3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?

Os principais fatores historicos que influenciaram o surgimento da filosofia foram : as viagens marítimas , a invenção do calendário, a invenção da moeda ,o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética, e a invenção da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com