TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Tep II Diferença entre os testes

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  3.108 Visualizações

Página 1 de 5

Revisão de Tep II

Diferença entre os testes

Avaliação psicológica não se resume a testes, mas agrega-se a esse processo para obter informações sobre a mente. São considerados testes psicológicos os instrumentos que visam avaliar características psicológicas das pessoas. São considerados confiáveis se obedecerem ao critério de fidedignidade e validade. Se um instrumento não seguir os padrões mínimos de validade e precisão, ele pode apresentar riscos aos avaliados. A avaliação psicológica permite que as teorias possam ser testadas, aprimoradas, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia.

SATEPSI (Sistema de avaliação de testes psicológicos): grupo de especialistas, que constitui uma COMISSÃO CONSECUTIVA EM AVALIAÇÂO PSICOLÓGICA.  Sua tarefa é analisar e emitir pareceres sobre os testes psicológicos encaminhando-os ao CFP.

Sobre o contexto de avaliação psicológica, é necessário que as pessoas que serão avaliadas sejam informadas sobre o processo avaliativo a que serão submetidas e suas implicações no diagnóstico. As instruções devem ser dadas de forma clara respeitando a capacidade cognitiva do indivíduo. 

Os testes psicrométricos são mais objetivos e tem por função enquadrar e classificar os indivíduos. Os mesmos irão sempre comparar os indivíduos por faixa etária, sexo, escolaridade, sua base é de classificação de comportamentos típicos ou atípicos.

Os testes projetivos e expressivos não têm a intenção de classificação, respeitando a singularidade de cada individuo.

 Os testes psicrométricos avaliam os tipos de traços da personalidade.  Seus estímulos são estruturados e as respostas padronizadas, geralmente as perguntas são objetivas e as respostas são prontas. Não há liberdade para o individuo, ele sempre seguirá uma metodologia no seu processo de resposta. Permite avaliar traços estáveis do sujeito.

 Exemplos de testes: BFP, QUATI, IFP.

Testes projetivos e expressivos: Baseiam-se na teoria analítica “psicanálise”. Avalia o conteúdo latente ou recalcado, como a percepção de mundo do indivíduo “apercepção”. Eles avaliam a personalidade como um todo, emoções, sensações ,atribuição de desejos e projeções.

Seus estímulos são livres ou semi-estruturados e suas respostas são livres, não existindo resposta certa ou errada. Deixando sempre as respostas do indivíduo fuirem. 

Exemplos: Zulliger, Roscharch. Projetivos: Palográfico e HTP, sendo que o HTP é EXPRESSIVO, PROJETIVO e EXPRESSIVO GRÁFICO.

Os testes projetivo-expressivos não avaliam o caráter em si, um traço estável do indivíduos, mas tem como escopo o dinamismo da personalidade.

Não permitem a MANIPULAÇÃO, por serem testes que não apresentam respostas fixas e dependem da capacidade interpretativa do avaliador.

Validade e Fidedignidade

Capacidade de avaliação. Está realmente medindo o que propôs medir com aquela determinada população? Exemplo: o HTP tem evidencia de validade com crianças de oito anos, nessa idade ele foi efetivo e mostrou que pode avaliar os aspectos psicodinâmicos. Mas não tem validade com crianças de sete anos, pois ainda não foi testado com crianças dessa faixa etária.  (Validade: Testagem com a população.)

Produção dos mesmos resultados de várias aplicações no mesmo sujeito ou objeto (Fidedignidade) Precisão/estabildade, baseando-se na  carga fatorial ou coeficiente alfa (maior numero estatístico nas porcentagens dos constructos).

Um teste apresentará evidencias de validade quando for capaz de medir, mensurar o constructo “traço da personalidade ou variável” em uma população alvo.

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE

Conteúdo ou Constructo: O constructo precisa estar vinculado a uma teoria, dando suporte a avaliação de definição do constructo e se os testes avaliam o que foi proposto.

Processos de resposta: levantam dados sobre os processos mentais envolvidos no teste.

Estrutura interna: Organização dos constructos do teste, mensuração da eficiência por score da capacidade de avaliação dos constructos do teste. Essa avaliação é feita pela CARGA FATORIAL que deve ser no mínimo 0,6 e no máximo 10. Sendo 0,6, um fator fraco e instável para a avaliação o constructo e 1,0, um fator forte com 100 por cento de chance de precisão do teste.  No mais, a estrutura interna avalia se a medição do constructo é precisa e pode ser aplicada com confiabilidade na população, quanto maior a estrutura interna mais confiável.

Estrutura externa: o instrumento apresenta correlações ou fundamentações com outros instrumentos que propõem medir o mesmo constructo. Ele deve sempre fazer analogia a outros testes, baseando-se em testes predecessores que avaliam o objetivo tratado.

Consequências futuras: Testam e analisam as consequências sociais do teste, observando os objetivos aos quais ele foi construído.

Os testes expressivos e projetivos têm um score mais baixo na sua carga fatorial, por isso não são tão estáveis na sua capacidade de avaliação. NÃO SÃO TÃO FIDEDIGNOS. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com