TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão prova mensal filosofia 1º ano

Exam: Revisão prova mensal filosofia 1º ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Exam  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

REVISÃO PROVA MENSAL FILOSOFIA 1º ANO

Professor: Enaldo

Série: 1º Ano

Disciplina: Filosofia

Bimestre: 2º

Conteúdo: Aulas 07, 08 e 09, da Apostila 03

01. Levando-se em conta que a democracia grega antiga era direta, então é possível afirmar que todos os moradores de Atenas podiam usá-la como instrumento de participação política? Por quê?

R: Não. Porque somente os independentes financeiramente eram considerados cidadãos e somente estes podiam comparecer diretamente em praça pública e debater para decidir sobre os problemas que afetavam a cidade. Estavam excluídos da participação política todos aqueles a quem os gregos consideravam dependentes: crianças, mulheres, velhos, escravos e estrangeiros.

02. Por que é possível afirmar que a democracia grega antiga era limitada?

R: Porque a maioria da população, composta pelos dependentes, estava excluída do processo. Daí que o ideal de uma democracia com ampla participação popular não se efetiva em Atenas, na Grécia antiga.

03. Quais direitos fundamentais a democracia grega antiga garantiu aos cidadãos de Atenas e, em relação à prática, o que mudou daquele modelo de democracia para o atual?

R: ISONOMIA (igualdade perante a lei) e ISEGORIA (igualdade no uso público da palavra). A democracia grega antiga era direta, a atual é representativa.

04. Quem eram os sofistas e qual o papel deles na democracia grega antiga?

R: Os sofistas eram mestres da Oratória (arte de falar bem em público), cujo principal ofício era ensinar aos cidadãos como argumentar em público de modo a driblar a opinião alheia. O importante para os sofistas eram vencer uma discussão pública, independentemente do critério utilizado.

05. Quando surgiram na Grécia antiga, o que os sofistas criticavam?

R: Os sofistas surgiram criticando duas coisas: 1) os filósofos da cosmologia; 2) o modelo de educação cosmológica voltado para a formação do jovem guerreiro.

06. Por que os sofistas são considerados os primeiros professores particulares do mundo?

R: Porque os sofistas ensinavam mediante pagamento.

07. Por que Sócrates rebelou-se contra os sofistas?

R: Sócrates rebelou-se contra os sofistas afirmando que eles, ao defenderem qualquer ideia, não respeitavam a verdade e não podiam ser considerados filósofos.

08. Que mudança o termo sofista sofreu a partir das críticas feitas pelos filósofos clássicos?

R: O termo sofista, que a princípio significava sábio, passou a significar impostor a partir das críticas feitas por Sócrates (oralmente), Platão, Xenofonte e Aristóteles (escritas).

09. Em relação à orientação política, o que diferencia os sofistas dos filósofos clássicos?

R: Os historiadores mais recentes consideram os sofistas como verdadeiros representantes do espírito democrático, ao passo que seus adversários (seus críticos) seriam partidários de uma política aristocrática.

10. Por que o pensamento de Sócrates se destacou em relação aos pré-socráticos?

R: Enquanto os pré-socráticos investigam a natureza, Sócrates busca o conhecimento questionando o homem em dois momentos: ironia e maiêutica (método socrático).

11. Qual a importância dos escritos de Sócrates?

R: Mesmo vivendo numa época em que Atenas se transforma no centro cultural do mundo grego, Sócrates não deixa nada escrito. Muito do que se sabe atualmente sobre sua vida foi escrito por seu discípulo Platão.

12. Comente sobre o método socrático.

R: Baseado no diálogo, o método socrático é aplicado em dois momentos: 1) IRONIA: fase de desconstrução de ideias erradas, reconhecimento da própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com