TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolê do Enesso

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

É fato que a leitura e a escrita são parceiras e andam de mãos dados no processo de aprendizagem. Ao iniciarmos os estudos de Interpretação Textual, temos nestas duas categorias o ponto de partida para se construir um ser capaz de compreender, criticar e expressar. A leitura cotidiana acaba influindo na evolução no nosso vocabulário, facilitando o entendimento e nos ofertando novos saberes, ideias e formas de conhecimento. Por sua vez, a escrita nos possibilita o exercício. Como? Ao lermos um artigo sem nenhuma pretensão em uma revista a ideia presente naquele texto, depois de lida e interpretada, entra, mesmo que de forma sintetizada, para nosso campo de conhecimento a partir disto ao sermos questionados sobre o assunto em alguma questão de prova ou até mesmo no tema de uma redação fazemos uso da escrita para exercitar o saber que já possuímos e para expressa-lo. Isso prova a afirmação inicial, mostrando que a leitura e a escritas seguem juntas e são necessárias para a afirmação uma da outra.

Como produto das duas categorias anteriores temos o texto, que é a unidade básica da linguística, apresentando necessariamente um sentido e servindo como comunicação seja ela verbal, oral ou visual. Qualquer amontoado de palavras ou figuras não podem ser definido como texto, para isso é necessário que apresente um sentido lógico, uma continuidade e uma integração com o contexto.

Apresentado muitas vezes como construtor de opiniões os textos são caracterizados por posição ideológica (mesmo sendo apresentada de forma sutil), caráter cronológico e como elementos de uma construção muito maior que ele, pois o texto nunca é único, sempre está conversando com outros formando uma coletânea de textos referentes a cada período da humanidade.

De uma forma geral nós temos a textualidade que é o conjunto de todas as características que definem o que é texto. Dentro dela há os chamados aspectos da textualidade que são referentes a lógica gradual do texto, ou seja, conectividade (coesão e coerência); a intenção que o escritor tem com aquela produção textual, intencionalidade; aceitabilidade que seria a resposta dado pelo receptor a intencionalidade do texto; informatividade que é as informações presentes na produção; os acontecimentos que tornam o texto relevante, situacionalidade e, por fim, intertextualidade que seria as referências externas colocadas no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com