TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Primeira ROL de Conteúdo

Por:   •  2/9/2021  •  Resenha  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

PARTICIPACAO INDIVIDUAL

 Resumo da primeira ROL de conteudo

Elaborado por: Marco Antonio Correa galvao

Disciplina: Marketing

Turma: Cumprimentos- Marketing 05-2021

ROL dia 14/06/2021: Resumo

Na rol do dia 14/06 foram apresentados os seguintes temas:

  1. Conceitos fundamentais de marketing
  1. Aqui foi possivel perceber que o conceito de marketing é bastante abrangente e diferentes autores tem diferentes formas de explicar o que é marketing porém em suma pode-se dizer que conforme indicado por PORTER uma de suas palestras “Create Comunicate and Deliver Value to target market at profit”. Onde Create value relaciona-se com gerenciamento de produto.

Comunicate Value relaciona-se com gestao de marca (branding)

Deliver Value realaciona-se com gestao de clientes, para conseguir entregar os produtos/servicos de sua empresa de forma efetiva, com realizacao de lucro e conquistando o seu cliente ao solucionar os problemas dos mesmos.

  1. Escopo e composto de marketing
  1. Foi possivel conhecer aqui que toda e qualquer iniciativa de marketing está voltada em ultima instancia para a entrega de um produto ou servico ao mercado, controlando-se o composto de marketing que sao variaveis controlaveis que o marketing tem a seu dispor para tomar decisoes e atingir seus objetivos estrategicos.
  2. Basicamente frente ao conceito inicial dos 4P’s de marketing, atualmente se fala de um total de 8, sendo os 4 classicos: Preco, Produto, Praca, Promocao, alem de novos e mais abrangentes aspectos que fazem parte sim de uma dinamica muito mais intrinsica ao sucesso da empresa que sao Processos, Pessoas, Performance (tanto em qualidade, quato em productividade, o que remete ao conceito de excelencia operacional) e posicionamento (ter uma clara visao do espaco que a empresa deve ocupar na cabeca do cliente).
  1. Ambientes de marketing
  1. Os ambientes de marketing sao definidos basicamente pelo ambiente externo e interno e ambos precisam ser monitorados.
  1. Micro ambiente abrange a empresa, fornecedores, clientes, distribuidores, intermediarios, mercado e publico em geral, concorrentes

Sao baiscamente todos os elementos internos a empresa, e seu controle pode ser feito de alguma forma atuando-se nos 5M’s (Man, Machine, Market, Money, Men)

  1. Macro Amiente é formado pelo ambiente demografico, economico, tecnologico, politico, cultural

O macro ambiente é constituido de forcas de mais dificil controle e as influencias da empresa no mesmo sao minimas ou nulas.

  1. Comportamento do consumidor e processo de decisao de compra
  1. A atencao ao entendimento do consumidor é fundamental para a boa atuacao de marketing. O ato de comprar comeca da percepacao de uma necessidade, que gera um desejo e por fim vai culminar na compra.
  2. Foi ressaltado como a sociedade atual é consumista e como todos temos exemplos no dia dia de pessoas que comprar coisas e nao usam ou descartam rapidamente, a exemplo da industria da moda e de tecnologia com itens que rapidamente sao trocados, se tornam obsoletos.
  3. Neste sentido de se indentificar que é o cliente algumas perguntas basicas precisam ser repondidas como:
  1. Quem é o cliente?
  2. Quais as melhores formas de comunicacao com este?
  3. Quais as estrategias favorecem o marketing de relacionamento?
  4. O que fazer para fidelizar este clinte?
  1. Ter o cliente em mente é crucial para estabelecer as acoes e estrategias de marketing, afinal o objetivo final é conquistar a mente e coracao deste cliente que é influenciado por diversos fatores, culturais, sociais, psicologicos/emocionais, pessoais fazendo com que na verdade cada individuo seja diferente do outro.

  1. Piramide de Malsow e sua influencia nas decisoes
  1. Em sequencia Maslow estabeceu que as necessidades humanas seguem uma hierarquia de necessidades conforme imagem 1.

[pic 3]

Necessidades fisiologicas como fome, sede, respiracao sao seguidas da necessidade de seguranca (abrigo por exemplo), necessidades sociais (sensacao de pertencimento a um grupo social), estima (ser querido ou desejado) e autorealizacao (mostra uma evolucao e afastamento das necessidades instintivas bucando-se maximizar suas capacides e talentos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com