TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOMOS FEITOS DE TEMPO

Trabalho Escolar: SOMOS FEITOS DE TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 4

“SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

Somos feitos de tempo, porque toda ação e pensamento mudam no tempo. Nós somos resultados das consequências do passado e das nossas heranças...

A preservação da memória é um tema de destaque nos últimos anos, a

Preocupação com a conservação de registros de memória, nos diferentes contextos e suportes, justifica a reflexão sobre o perigo de esquecer ou perder tais registros que relatam fatos históricos marcantes de uma determinada sociedade.

O conceito memória enquanto um fenômeno social, se apresenta como um processo histórico e tradicional que observa e analisa as características culturais de um determinado povo.

Nesse sentido, Monteiro; Carelle Pickler (2008), afirmam que esse tipo de memória pode ser interpretada como coletiva, isto é, aquela que faz parte das características de um grupo de pessoas, e que ultrapassa a memória individual e biológica de um indivíduo tornando-se a memória de uma sociedade.

A sociedade como produtora de conhecimento deve sem dúvidas, preservar sua história e sua cultura, pois entende que delas provem a atual identidade do povo.

Para Santos (2003) preservação significa um conjunto de procedimentos e medidas que proporcionam a segurança física de documentos de arquivos.

O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES

Para a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares. Porque através de fatos sociais anteriores, experiências coletivas, e as vivências ao longo dos tempos, nos informam situações diferentes de como a história de cada geração é recontada.

Reconstituir a história é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e futuro. O tempo nos favorece, somos a história que o tempo se incumbiu de escrever as inúmeras coleções da nossa história sociopolítica e culturais. Relata as dificuldades que no passado havia para transmitir essas histórias que hoje contém arquivos exemplares.

O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmite memórias e experiências, nunca se esgota. Modifica conceitos e significados estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis a história da Educação sociopolítico e cultural.

A Renascença ou Renascimento, século XV e XVI significa a retomada dos valores grego-romanos. Foi à época das viagens ultramarinas – movimentos que ampliaram os negócios da burguesia européia emergente. Movimento humanista – procura dos valores da uma imagem do ser humano e da cultura. O esforço para superar o teocentrismo, embora não fosse irreligiosa.

Em 1500, os portugueses tomaram posse das “terras do pau-brasil” dando início à colonização e à catequese dos índios. A primeira missa no Brasil. A influência no campo da Educação e da reflexão pedagógica. A ligação entre as atividades e os interesses políticos, econômicos e religiosos da metrópole.

O humanismo recusava os valores medievais renascentistas e aspirava aos novos tempos que visava às fontes da cultura grego-latina, o saber para formar o indivíduo espiritualmente culto, o gentil homem. Buscava a alegria e o prazer do mundo, o luxo na corte, o gosto e cuidado pela arte do vestuário e os agradáveis deleites da vida familiar. Valorizava mais o corpo do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com