TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Se Agimos Somos Responsável Pelo Que Realiza Atraves Da Nossa Ação Se Nos Afastamos Da Ação Somos Responsável Pelo Que Não Fizemos

Artigo: Se Agimos Somos Responsável Pelo Que Realiza Atraves Da Nossa Ação Se Nos Afastamos Da Ação Somos Responsável Pelo Que Não Fizemos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Introdução

Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia; trouxeram também os métodos pedagógicos.

Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentaram-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo.

Na verdade não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família Real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para preparar terreno para sua estadia no Brasil D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior.

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

Estamos inseridos no tempo e dentro de um contexto histórico-social, onde há variações de ações e pensamentos, com o passar do tempo.

Somos formados por herança cultural e trazemos conosco marcas, costumes, heranças e muito mais do passado.

Construímos a cultura em que vivemos através de questões que enfrentamos na nossa vida pessoal e também por mudanças e projetos.

Assim temos um ponto de partida para darmos continuidade ao futuro e construirmos uma nova estrutura e melhorias do que foi feito no passado. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudanças, ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de subestimação do passado, curiosidade ou uma instrução vasta adquirida pela leitura, o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. A memória da história é herança de uma geração para geração. Se não existisse uma história ou uma preservação da nossa história como saberíamos quem foram nossos antepassados, como eles viviam e qual era sua cultura e em que acreditavam. Cada povo tem sua herança cultural do passado e estabelece metas e mudanças, pois o que era bom no passado pode ser ruim no presente. Por isso nossas metas e planos para o futuro podem ser mudados e reescritos.

A Origem da Educação no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma Católica.

Criada em 1534 por Inácio de Loiola e aprovada pelo Papa Paulo III em 1540, a ordem jesuítica – Companhia de Jesus nasce com a principal missão de evangelizar a fé católica, que, por sua vez, estava perdendo espaço para o protestantismo, que nasce com o monge Martin Lutero após contestar os dogmas e os erros que a igreja católica estava cometendo, como as indulgencias, com o intuito de terminar a basílica de São Pedro, no regimento do Papa Leão X. A igreja católica mediante aos erros e á perca de fiéis, teve que se reformar, após a contra reforma católica nasce à companhia de Jesus, formada por padres que deixavam a Europa e ia à busca de gentios com a missão de catequizar, totalmente dedicados a catequização de gentios, a companhia possuía seu sistema próprio de ensino.

O Brasil descoberto em expedição pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com