TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum E Ciencia

Pesquisas Acadêmicas: Senso Comum E Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência e Senso Comum

No livro de Ana Maria Bock – “Psicologia: Uma introdução ao estudo de psicologia”, Bock em seu primeiro capítulo, nós faz pensar que todos temos “nossas psicologias”, nos faz refletir em nosso cotidiano, e ver que usamos psicologia em nosso dia-a-dia, por mais superficial que seja, essa se dá o nome de senso comum, que nada mais é o conhecimento que temos da realidade a partir das experiências vividas.

Existe apenas uma estreita relação entre o cotidiano e o conhecimento cientifico, por que o conhecimento cientifico tem como objetivo de estudo, o real, a realidade e a realidade faz parte do nosso cotidiano.

Já para Rubem Alves que é um autor que merece nossa apreciação, pois ele se empenhou em discutir assuntos e temas muito complexos, sejam eles das áreas de filosofia da religião, teologia ou filosofia da ciência. Senso comum nada mais é que o nosso inconsciente nos informando de algo que será para nosso beneficio, seja ate mesmo um pressentimento, já a ciência, são esses fatores em um conjunto de provas concretas criando uma certa adversidade entre um e outro simplesmente invisível.

A partir de Rubem Alves senso comum foi criado por pessoas que se julgavam acima do senso comum, um conhecimento não cientifico, que por conta disso,essas pessoas eram julgadas inferiores, porém sem o senso comum a ciência não poderia existir.O senso comum e a ciência são necessidades de compreender o mundo a fim de viver melhor nele. Não importam as diferenças que separam o senso comum da ciência: ambos estão em busca de ordem.

A diferença entre senso comum e ciência seria a forma como eles procuram compreender a realidade, bem diferente um do outro. Para mim,senso comum e ciência estão de mãos dadas, exceto por esse fator que foi citado ao falarmos de sua diferença.

Para provarmos algo é necessário que exista o primeiro pensamento sobre aquilo a se provar que é de onde vem o senso comum, também pode ser ao contrário, ciência transformar se em senso comum, e nem por isso perdera o seu valor, provando ou não, senso comum e ciência são usados apenas para nosso beneficio.

Sempre haverá o que se provar e o que se pensar, há quem diga que a ciência nada mais e que um senso comum organizado, e não da para duvidar de nada, já que muitas ciências particulares existentes se desenvolveram a partir das necessidades praticas da vida.

Em um artigo da Revista – Sumaré Revista Acadêmica Eletrônica, o aluno Deivide Garcia da Silva Oliveira, relata o pensamento de que em ciência e senso comum existe uma relação diretaentre ambos e que se insere no debate de conhecimento. “É importante valorizar a ciência sem superestima-la, de modo também a valorizar o senso comum sem menosprezá-lo”, afirma Deivide. É certo concluir que por muito tempo o senso comum foi predominante, visto que foi proveniente de meios populares, uma vez que não havia conhecimento cientifico, já que a principio o conhecimento não era dividido, existia apenas um tipo de saber.

Portanto, ciência e senso comum estão ligados inicialmente quanto as bases de seus conhecimentos, mas afastam-se quando a ciência se especializa.

Em um artigo da internet, através do site ateus.net o senso comum não é necessário que haja conhecimento científico para que se comprove o que é dito, sendo um saber informal, tendo como origem opiniões diferentes, é um saber heterogêneo e subjetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com