TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Será que se justificam moralmente algumas guerras?

Por:   •  10/3/2019  •  Ensaio  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Secundária Jaime Moniz                                                Professor: Rolando Almeida[pic 1]

Daniela J. Nóbrega Vieira         27/04/2017

Será que se justificam moralmente algumas guerras?

        Neste ensaio pretendo demonstrar a minha posição acerca do problema da guerra justa, este consiste em responder adequadamente à seguinte pergunta: “Existem guerras justas?”. A história mostra-nos que as guerras fazem parte da vida humana desde tempos imemoráveis até ao nosso quotidiano, como por exemplo a mais recente guerra, a guerra do Iraque que teve duração de cerca de 8 anos e 9 meses. Existem três teorias sobre a moralidade da guerra, o Realismo, o Pacifismo e a Teoria da Guerra Justa, contudo neste ensaio será apresentada apenas uma, o Pacifismo.

Pacifismo

        Em muitas manifestações pacifistas, podemos ler a seguinte frase em cartazes: “Sem violência somos mais”. A justificação para a presença desta frase é que do ponto de vista dos pacifistas nenhuma guerra é justa, ou seja, moralmente justificada pois provoca inúmeras mortes a seres humanos inocentes. O pacifismo é uma ideologia, enquanto a paz é concebida como um valor. Por esse motivo, as questões referentes à paz e à guerra apresentam até os dias de hoje dilemas filosóficos insolúveis.

        Mahatma Gandhi foi um líder pacifista indiano pois através do seu projeto da não-violência, ganhou destaque na luta contra os ingleses recorrendo a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, despertava o não pagamento dos impostos. Ele defendeu que para fazermos uma guerra não era necessário violência porque já como ele dizia: "Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.".

Objeções ao Pacifismo

        Michael Waltzer, é um filósofo que se tem inclinado sobre tópicos de filosofia moral e política como a obrigação política, a justiça na guerra, e etc. Ele defende, como objeção ao pacifismo, que temos obrigação de resistir a determinados atos de agressão e crueldade, ainda que isso implique o combate militar e a morte de seres humanos, pelo que nessas circunstâncias (e só nessas) o recurso às armas deve ser facilitado.

Contra objeção ao Pacifismo

        Em resposta à objeção, os pacifistas defenderam que ou existe justificação para a guerra ou não, e caso não exista então dizemos que a guerra não é justa mas sim injustificável. Caso haja uma justificação para guerra, tal como resistir a determinados atos de agressão e crueldade, então ela seria uma farsa para as suas verdadeiras causas, tais como o poder derivado de uma grande ambição imperial, portanto nenhuma guerra pode ser justa.

Conclusão

        Na minha opinião não existe nenhuma guerra justa, nada justifica a morte de pessoas inocentes. Como achar justo por exemplo, uma guerra como a da Síria? Todos nós sabemos que quem paga o preço nas guerras são os inocentes, e pagam com sangue, porque os responsáveis pelas guerras ficam nos escritórios. Se existe uma guerra é porque algum lado ou mesmo os dois lados dessa guerra ultrapassaram os limites de respeito humano, é porque a liberdade foi desrespeitada pois a liberdade vai só até onde não se prejudique o próximo, então não vejo como qualificar nenhuma guerra de justa. Concordo plenamente com o que Mahatma Gandhi fez pela sua nação, e acho desnecessário criar guerras entre países pois deveriam de resolvê-lo da mesma forma que o criaram, supondo que tenham originado em discussões. Os relacionamentos são como os conflitos, têm de ser resolvidos com comunicação e não com violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com