TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sincretismo Religioso

Pesquisas Acadêmicas: Sincretismo Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

BENISE, J. Jogo de Búzios: um encontro com o desconhecido. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

BITTENCOURT, J. M. No Reino dos Pretos Velhos. Rio de Janeiro: Pallas, 1999.

DE LASCIO, E. Candomblé: um caminho para o conhecimento. São Paulo: Cristális Editora e Livraria, 2000.

Sincretismo Religioso

O processo de sincretismo religioso acontece com o contato entre diferenças crenças; para que isso ocorra, é necessária a movimentação de povos, geralmente causada por eventos de larga escala. Se olharmos a religião como parte da cultura do povo, podemos buscar pistas na história. Uma vez que eventos históricos, como guerras, invasões, catástrofes naturais, moldam a sociedade, é possível concluir que eles também tenham influência direta na evolução das crenças religiosas.

O sincretismo religioso está introduzido em nossa cultura desde a chegada dos primeiros escravos trazidos da África. E a este povo fora proibida o culto às divindades, isso para os brancos tratava-se de cultos satânicos ou até mesmo bruxaria. Com a proibição dos brancos, os negros acabam perdendo tradições e costumes em questão a religiosidade.

Para fugir das perseguições dos brancos, os negros criaram rituais diferenciados. Eles faziam buracos no solo e dentro deles ofertavam seus assentamentos e oferendas aos deuses, e após os rituais eram enterrados e, portanto, devidamente cobertos com terra e pedra. Esses rituais foram simbolizados várias vezes através das imagens dos santos católicos. Desse modo, eles cantavam suas línguas em torno da imagem, quando na realidade estavam firmando uma corrente de oração e pontos aos Deuses-Orixás.

Na época da escravatura no Brasil, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os senhores de Engenho. Invocavam os seus deuses, Oxóssi como São Sebastião, Ogum com São Jorge e Oxalá como Deus, e os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso. E fizeram o mesmo com outros santos também, como São Jorge, Santa Barbara, entre outros. O sincretismo religioso é um fenômeno que consiste na absorção de influências de um sistema de crenças por outro.

A catequese, que tinha sido destinada a propagação da fé católica no povo indígena, passa então a ser levada aos negros-escravos.

A maioria dos líderes das diversas tribos africanas, capturados na África e trazidos para o Brasil, passaram a morar em senzalas que abrigavam negros de outras manifestações religiosas. Parti-se daí o pensamento de que todas essas manifestações estão ligadas com o culto de veneração aos Ancestrais. A mistura desses povos africanos faz com que a tradição religiosa sofra transformações e até mesmo mudanças nos rituais e sacramentos.

No final do período colonial e com a Proclamação da Republica no ano de 1889, nasce ainda, sob forte preconceito de raça e crenças, o Candomblé. É, portanto, no início do século XIX que essa religião ganha força, voz e canto no estado da Bahia. Em Pernambuco o Candomblé é denominado de Xangô, em Rio Grande do Sul o Candomblé é chamado de Batuque.

Ainda pode-se citar os Candomblés de Banta, principalmente da Angola e Congo, que, juntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com