TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Em Marx Durkheim E Weber

Monografias: Sinopse Em Marx Durkheim E Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

A Construção do Conhecimento em:

Karl Marx Max Weber Emile Durkheim

Aluna: Ana Carolina Santos Rodrigues

Nº: 05

2º Ano (Formação de Docentes)

Disciplina: Sociologia

Docente: Rosângela Proença

Karl Marx Max Weber Emile Durkheim

Perspectiva Analítica Histórica e Práxis: O conhecimento se faz como construção da realidade e contém um potencial de mudança. Relativista: O objeto de conhecimento reflete o repertório de valores da época, da cultura e do pesquisador. Empirista: Objeto de conhecimento constitui-se na medida em que rompe com o senso comum.

Conhecimento e Ciência O processo de conhecimento é uma atividade prática, laboriosa portadora de historicidade. O pesquisador apropria-se do real ao conhecer as condições históricas particulares. O conhecimento científico é a tomada de consciência histórica. O Processo de compreensão do real faz-se mediante os seus significados e valores culturais. O conhecimento científico dos fenômenos sociais constitui representação teórica desta realidade.

Sujeito O sujeito do conhecimento é concomitantemente sujeito do conhecimento e sujeito histórico, sujeito da ação. O Sujeito do conhecimento é o ordenador mental da realidade social. O pesquisador afasta as pré- noções para chegar ao conhecimento científico dos fenômenos sociais e procura a objetividade.

Objeto / Realidade A realidade social é material e historicamente determinada e está em contínua transformação. O seu conhecimento persegue as leis naturais históricas. A realidade é caótica e infinita. A finita mente humana não a conhece integralmente, captando apenas parcelas do real. A realidade social precede o indivíduo, por isso o sujeito cognoscente aprende-a como um sistema de relação entre parte

(Instituições sociais).

Relação Sujeito / Objeto As dimensões do sujeito e do objeto de estudo se intercambiam, pois o sujeito faz-se objeto do conhecimento e esse influencia o pesquisador. O Subjetivo é um momento obrigatório do processo objetivo do conhecimento. A realidade social impõe-se ao sujeito do conhecimento, que a apreende mediante um esforço do espírito de sair de si mesmo, para trata-la como coisa, algo independente dele.

Sociedade É uma realidade histórica evidente, sujeita a determinações das condições sociais, mutáveis e conjugadas. Dada a diversidade cultural, a realidade é um conjunto de possibilidades históricas. A realidade das sociedades modernas industriais é orgânica e tende à estabilidade funcional. Por vezes é patológica, se as normas se desorganizam (disnomia), distanciando-se dos costumes ou permanecendo sem normas para a vivência (anomia)

Posição Epistemológica Dialética Idealismo Científico Realismo Científico

Método Materialista Histórico Compreensivo e comparativo histórico O método sociológico é específico e comparativo.

Recurso Metodológico Tese, antítese e síntese são preposições acerca da realidade, seja pelo que determina historicamente (tese), seja pelo o que ela se opõe (antítese), seja pelo o que resulta da contradição dos dois movimentos anteriores (síntese). A construção de tipos ideias implica proposições conceituais que expressam singularidade de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com