TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e cultura

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Na temática da semana, destaca-se a consciência do que é a política e como se dá a relação com a sociedade. Weber define a política como o conjunto de esforços que visam participar do poder influenciar no mesmo.

É exatamente essa ligação entre a política e o poder, que encaminha muitas vezes os casos de corrupção e abuso desse poder. Isso é provavelmente o que torna a política no Brasil nos dias de hoje, tão mal vistas pela população, pois ela aceita essa visão, condenando todos os políticos, pelos atos de alguns.

Chaui, diz que a política se apresenta mais na essência do ser humano e na forma como ele se posiciona na sociedade. Pressupomos que somos todos diferentes, assim a política se apresenta como o instrumental que permite a viver em sociedade, posicionando os nossos interesses e o dos outros, até quando os mesmos são conflitantes.

A política apareceu nas civilizações greco-romanas. Surgiu com o objetivo de separar o público do privado, o militarismo e o poder civil e dividir o religioso e o laico. Assim, surgiram as leis, que transcrevem a vontade coletiva e pública, cabendo ao Estado, fazer valer a justiça. É desse processo que surgiu a criação das estruturas bancarias.

E os regimes políticos só existem se forem instituídos por um corpo de leis publicamente reconhecidas e sob as quais todos vivem (governantes, súditos, cidadãos...).

Duas palavras gregas traduzem os regimes políticos, ARCHE (arquia), significa o que está à frente e KRATOS (cracia), denota poder ou autoridade de quem está no comando.

- Monarquia, um no poder; Oligarquia, grupo no poder; Poliorquia, grandes grupos no poder; Anarquia, ausência de alguém no poder;

- Autocracia, poder nas mãos de um rei; Aristocracia, poder nas mãos dos considerados melhores; Democracia, o poder nas mãos do povo.

Resumindo, a política surge como processo de construção e unificação de uma sociedade. Ela é uma ciência que vem desde os primórdios da civilização e que se molda e remolda a cada regime políticos praticado, sempre se encaminhando nos interesses de cada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com