TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Filme O Corpo

Dissertações: Sociologia Filme O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 5

1 - O filme, inicialmente apresenta uma série de evidências que apontam a possibilidade do corpo mencionado ser o de Jesus: para a igreja católica se essa descoberta fosse real o cristianismo acabaria, por isso o vaticano resolve mandar alguém de sua inteira confiança que seria o Pe. Gutierrez, para investigar se era realmente o corpo de Jesus, como a arqueóloga Dra. Golban faz de tudo para preservar o corpo e provar que a ciência tinha razão, e que o corpo ali encontrado era de Jesus. No desenrolar do filme a interação entre ciência arqueológica e fé é sempre óbvia, mas de certa forma cambiante. A primeira impressão apresentada é a de uma arqueologia neutra e que possui os meios de se chegar à verdade. A arqueóloga afirma em seu primeiro encontro com o padre Gutierrez “[...] os meus fatos vão colidir com as suas convicções religiosas. Não se esqueça disso.” Mas mais do que uma avareza científica, é possível perceber ao levar em conta a personalidade desta personagem, que aqui está o receio, o medo que ela tem, assim como muitos de nós, de deixar que religião e ciência debatam um mesmo tema.

Segundo Comte, na fase 1° fase o espírito humano explica os fenômenos atribuindo-os a seres ou forças comparáveis ao próprio homem. Nesta fase os responsáveis por ditar as normas da organização social serão os militares e a Igreja, constituindo assim o estado teológico que se encaixa no personagem Pe. E Dr. Lavelle. Na 2° fase o espírito humano invoca entidades abstratas, como a natureza. È então que ocorre a crise da coordenação moral e os indivíduos não recorrem mais a uma instituição para buscar as explicações de que necessitam para a sua existência e convívio social, constituindo o estado metafísico representado pelo Pe. Gutierrez. Na 3° fase o homem se limita a observar fenômenos e fixar as relações regulares que podem existir entre elas, seja num momento dado, seja no curso do tempo. Ele renuncia a descobrir causas dos fatos em contenta em estabelecer as leis que os governam, ou seja o Positivismo representado pela Dra. Golban.

2- Fazendo uma pequena observação nas divisões dos três estados, seria então no conhecimento e explicação de acordo com a mútua compreensão, da causalidade, mediante a constatação da realidade. Que, no entanto formam um conjunto de ideias, opiniões com valores diferenciados. A reforma social foi concebida mediante três princípios que harmonizam em um laço de complementaridade: “O Amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. Tudo baseado dentro do positivismo de Augusto Comte. Por conta disso esta concepção comteana está presente em algumas passagens ilustrando o filme. Uma dessas passagens é o fato do padre Matt Gutierrez ser enviado pelo Vaticano para acompanhar as descobertas e “provar que aquele não é o corpo do Cristo”. Ao acreditar nisso percebemos que a concepção Teológico (o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus) estava sendo explícita. Outra passagem que apresenta um dos 3 estados é o surgimento da idéia da arqueóloga Sharon na qual acaba se contradizendo com os pensamentos de Gutierrez sendo o estado Positivo(a humanidade busca respostas científicas todas as coisas.)

Ao apresentar sua opinião, o padre Gutierrez traz uma visão da arqueologia que contrasta com a de Sharon, ele a mostra inegavelmente envolvida com questões que não são apenas relativas à ciência, mas que abordam diretamente a vida e a conduta das pessoas legitimando, ou não, suas relações. O significado de uma descoberta arqueológica não vem sempre de forma claro e não controversa, mas ele é construído pelos arqueólogos, pelo seu contexto, e por uma série inúmera de fatores que devem ser levados em consideração. A arqueologia está sempre se posicionando em relação ao passado e também ao presente. Quando Sharon diz:

“Sabe... quando abandonei o Exército, jurei nunca mais fazer o que quer que fosse que fizesse mal as pessoas. Escolhi a arqueologia, o que é de se pensar que seria uma aposta segura. Agora, de repente, sou acusada de destruir uma religião do mundo.”

Ela mostra um posicionamento frente a arqueologia considerado mais tradicional, mas que está cada vez mais difícil de ser mantido. Os conflitos e as construções modernas continuam buscando a arqueologia para se mostrarem como verdadeiras, para legitimar ali o seu direito em determinadas ações. Em outros casos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com