TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia E Antropologia (Filme: Meu Nome é rádio)

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Sociologia E Antropologia (Filme: Meu Nome é rádio). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 3

FILME: "CIDADE DE DEUS"

1) Tendo como referencia o conceito de cultura, indentifique no filme "Cidade de Deus" duas cituações que descrevam comportamentos ou atos pessoais e duas situações que podem ser caracterizadas como comportamentos culturais, ou seja, atos habituais, inconstitucionalizados socialmente. justifique.

Vemos que Dadinho, adolescente ou jóvem adulto, vai a um pai-de-santo que o rebatiza com o nome de Zé Pequeno, prometendo-lhe imunidade contra os inimigos, caso usasse um determinado amuleto. A partir daí, Zé Pequeno se transforma num chefão da droga. Instaura um reino de terror e violência, apenas mediado pelo amigo Bené, que muitas vezes o contem no extravasar da mais pura violência. um tipo de comportamento vemos tambem nas peladas de futebol na areia e um mergulho no riacho que eles fazia.

um processo cultural se mostra, onde a moda da zona sul é difundida para um menbro da comunidade, que muda totalmente seu modo de vestir influenciado pelos cocotas.

outro tipo de comportamento e a forma de organização deles é afunção que cada um vai exercendo dentro do trafico.

2) Demostre com duas situações do filme a afirmação de que a herança cultural condiciona os individuos a reagirem conforme os padroes culturais aceitos.

Esse fator se ver quando em determinado momento, Bené se apaixona. Planeja abandonar o crime e viver em outro lugar. Faz uma festa de despedida, onde é acidentalmente morto. Essa perda radicaliza a violência de Zé Pequeno até os estertores finais.

Podemos observar a personalidade malvada é cruel de Zé Penqueno, desde criança, outra se ver quando o pai obriga o filho a trabalhar para sair da vida do crime, mas o mesmo não cnegue se libertar pois ja era padrões aceitos por ele pois por mais que ele tentasse mudar não conseguia.

3) Os membros de uma sociedade sabem como agir em detrminadas situações, pois seguem os padrões culturais dominantes.Colocando-se no ambiente é sob o ponto de vista de pelo mesnos dois personagens do filme.

isso se ver logo após que o trio rouba o motel e foge, outra se ver quando eles também roubam o caminhão de gás mas eles dão sempre um jeito de escapar dos policiais pois já estavam acostumados com a vida do crime então ja sabiam como agir em derteminadas situações, porque ja erão padres culturais dominantes a sua forma de agir.

4) Demostre no filme como as concepçoes culturais e sociais influenciam nas condições de vida dos indivíduos.

artista deixa logo patente é a quase total falta de adultos. É como se naquelemundo ali retratado não existissem os adultos, como se não existissem pais ou famílias. A cena é inteiramente dominada por adolescentes e crianças.Em primeiro lugar, parece ele apontar para o abandono das crianças - a ausência de pais, adultos, famílias - como uma das maiores causas da violência e criminalidade.

Na primeira fase, os adolescentes executam pequenos golpes e assaltos. Não planejam matar ninguém em suas incursões. Se isso ocorre deve-se mais a um imprevisto inoportuno do que a uma ação planejada. O autor mostra a marginalidade num momento pré-tráfico de drogas, coisa que se alterará completamente na década seguinte. O episódio que mostra o final trágico dos três adolescentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com