TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socrates, Platao, Aristoteles E Sto. Agostinho

Dissertações: Socrates, Platao, Aristoteles E Sto. Agostinho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

a) A primeira parte consiste no preenchimento das questões levantadas sobre os filósofos (no quadro abaixo).

Autor: Sócrates

1 – Quais são as características do método socrático?

Resposta:

O método socrático ocorre através do dialeto em busca da verdade, assim consiste em duas fases ou momentos, como a ironia, que se resume à prática de obter conhecimento sobre as opiniões de quem está sendo questionado a fim de introduzir a dúvida em suas convicções (do questionado) com o objetivo de levar o questionado a reconhecer o erro ou reconhecer que seus argumentos são insuficientes. E também a maiêutica, cuja característica se baseia em “dar a luz (parto)” (http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/met_socrat.htm), procurando a verdade dentro do próprio ser humano. Sócrates induzia seus discípulos a duvidar de seus valores e conhecimentos e em seguida abria caminhos para novas opiniões e ideias.

Autor: Platão

1 - Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?

Resposta:

São dois elementos, o inteligível, neste, o mundo é eviterno, constante, real e veraz (razão). O outro é o sensível, que consiste em matéria, ou seja, o mundo é todos os elementos da natureza, as plantas, os animais, etc (sentidos). Ambos são simbolizados pela caverna, no primeiro a parte de fora e no segundo prisioneiros que estão dentro da caverna.

Autor: Aristóteles

1 – O que é substancia?

Resposta:

É o suporte que a matéria se constitui e utiliza para seguir uma forma. A substancia pode ser dividida em duas: o ser realmente existente e o raciocínio (pensamentos).

2 - O que é matéria e forma?

Resposta:

A matéria é a essência e a forma é o que referencia. Por exemplo, a matéria (essência) é a madeira, mas a forma é que vai distinguir se é uma cadeira ou uma escada.

3 - O que é potência e ato?

Resposta:

A potencia é a capacidade que a essência possui em adquirir formas e/ou até um sincrônico do que possivelmente pode ser. E o ato é o que existe apenas de uma forma, pois se esta for alterada se torna potencia.

Autor: Santo Agostinho

1 - O que é a teoria da iluminação?

Resposta:

Consiste na necessidade da luz de Deus para que as verdades, o conhecimento e a sabedoria pudessem ser alcançados. Admiro este filosofo, mas em minha opinião não existem divindades e nem derivados. Segue exemplo da teoria defendida pelo Santo:

“Assim como os objetos exteriores só podem ser vistos quando iluminados pela luz do sol, também as verdades da sabedoria precisariam ser iluminadas pela luz divina para se tornarem inteligíveis.” (https://www.passeidireto.com/arquivo/2835534/agostinho-santo1-confissoes/5).

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com