TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos Feitos De Tempo

Trabalho Universitário: Somos Feitos De Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Somos feitos do tempo?

Sim, a prova cabal disso é o fato de existirmos, seres sociais que somos, e temos com o tempo a nossa cultura que se transforma lado a lado com o mesmo. E temos com a educação a forma de expressar todos os ‘tesouros’ que o tempo deixou. Desde os primórdios da vida se tem ideia da troca do saber. ‘’Em cada tempo\espaço histórico a educação atende a determinados objetivos, que correspondem as visões de homem e de mundo’’

Na era primitiva o ensinar não era algo premeditado, e sim algo que tinha seu curso natural, um filho que acompanhava seu pai nas suas atividades, aprendia observando e reproduzindo o que via.

Do oriente é de onde se tem noção de uma educação intencional, porém elitista, enquanto a massa de trabalhadores que queriam aprender tinha que recorrer a educação familiar, a minoria rica tinha o privilégio de uma educação de qualidade.

A educação ganhou patamares na Grécia, junto com as escolas de filosofia, que tinham como intensão aprimorar o pensar, cada filosofo teve seu papel fundamental na educação, e assim a história tomou o seu curso junto com o tempo, cada vez mais o saber se tornou precioso, e o passar o saber mais ainda, é quase inominável a importância de um mundo que tem consciência e conhecimento da sua história.

A pedagogia, auxiliando o saber trouxe para o hoje, o que o mundo de ontem sonhou mesmo sem saber: uma escola para todos, e para cada um. Cada um que deseja conhecer a sua história (afinal o que passou também irá fazer parte do presente, seja na memória, seja física e materialmente, ou\e melhor, no saber).

Portanto é de extrema importância a conservação da cultura, das raízes de determinado povo, o mundo muda, o tempo passa, e a alternância dos tempos caracteriza cada dia mais o ser humano, e suas mudanças. A educação é um bem, que existe desde que se tem ideia de vida, afinal o que somos nós se não seres que caminham atrás de mudanças, e melhorias. Seres que marcam a história, e deixam suas riquezas, para quem vêm depois construir as suas. ‘’O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’’.

Immanuel Kant.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA-REFORMA CATÓLICA

Falar de educação no Brasil e não falar de igreja é uma tarefa um tanto difícil, já que foi ela que deu o pontapé inicial, na escola brasileira. Tudo começou quando a igreja que tinha papel atuante na sociedade começa a sofrer represálias por parte daqueles que não concordavam com tal papel abusivo, que ela demonstrava e dessa insatisfação vieram as reformas protestantes, e a igreja reagindo a reforma lança a chama contrarreforma, que tem como missionários os jesuítas do grupo ‘companhia de jesus’ que obedecia as ordens do papa, para sair e pregar o evangelho pelo mundo.

E é nessa parte que o Brasil se insere nocontexto, junto com o evangelho, e ensinamentos de bons costumes trouxeram a educação europeia, que foi introduzida aos nativos, que não sabendo ler não poderiam converte-se ao evangelho. Fundaram as chamadas missões que pretendiam criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia mas isenta dos seus vícios e maldades.

E então iniciou-se uma era de educação no brasil, os nativos que tinham a sua cultura, e maneiras de passar o saber, viram sua religião e costumes se transformar passo a passo, índios que antes acreditavam em vários deuses converteram-se a o cristianismo, e ao seu único deus. Fato esse que pode ser ligado a uma entrada não muito boa, ou um começo não muito bom para a história da educação no Brasil, porém é fato que com a ação dos jesuítas a civilização dos nativos foi implantada no brasil.

Que dai pra frente foi crescendo, com o surgimento de escolas e institutos de educação. Os jesuítas de maior importância nesse contexto foram: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira.

Um tempo depois, foi instituído o ensino laico que já eram os novos ventos que viam da Europa (inspirados nas ideias iluministas), junto com isso a expulsão dos jesuítas, e assim o Brasil se viu num período onde muita coisa não mudava, a educação não era para todos, os únicos que tinham esse direito eram os brancos, ricos e homens. Os mestiços eram dificilmente aceitados, e os escravos não tinham direito algum a educação.

Tempos depois, com a chegada da família real no Brasil Dom João VI foi um grande divisor de águas, preparando sua chegada implantou escolas, e institutos, muito importantes para a história.

E assim o tempo vai passando, surgem psicologia e sociologia, e outras ‘n’ matérias de peso, para uma sociedade informada, e instruída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com