TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Por:   •  20/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

TEORIA DO CONHECIMENTO

E

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Prática Pedagógica

Olá! Seja bem-vindo(a) ao ambiente de orientação da Prática Pedagógica de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência. Aqui, você encontrará as informações necessárias para a construção e o desenvolvimento da proposta de prática.

É importante ressaltar que a Prática Pedagógica é parte fundamental de seu curso, pois visa à formação docente conforme definição da BNC – Educação Básica, constituindo-se como estratégia para aprimorar as aprendizagens essenciais para a atuação docente, relacionadas aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional, a partir da vivência do cotidiano escolar e da interação teoria e prática.

Para ler a íntegra dessa recente legislação, conhecida como BNC-Formação, clique aqui.

Em conformidade com esse princípio e a legislação vigente, foram estabelecidos alguns requisitos ao desenvolvimento da Prática Pedagógica, os quais serão importantes para garantir o efetivo cumprimento desse componente curricular:

1. Inicialmente, deverá ser efetivado o ajuste formal entre o Claretiano – Centro Universitário (instituição formadora) e a escola parceira ou conveniada, com preferência para as instituições de ensino públicas.

2. A realização da Prática Pedagógica deverá ser acompanhada pelo professor/tutor do Claretiano e por um professor experiente da escola onde o estudante a desenvolve, com vistas à integração entre o curso e o campo de atuação.

3. A Prática Pedagógica estará presente em todo o percurso formativo do estudante, com a participação da equipe docente do curso, devendo ser desenvolvida em uma progressão que, partindo da familiarização inicial com a atividade docente, conduza, de modo harmônico e coerente, no qual a prática deverá ser engajada e incluir a mobilização, a integração e a aplicação do que foi aprendido nas disciplinas, bem como deve estar voltada à resolução dos problemas e das dificuldades vivenciadas.

4. Os relatórios elaborados pelo estudante durante o desenvolvimento da Prática Pedagógica deverão ser enviados no Portfólio da disciplina, compilando as evidências das aprendizagens requeridas para a atuação docente.

Como desenvolver a Prática Pedagógica?

O desenvolvimento da Prática Pedagógica pressupõe atividades presenciais e virtuais incluindo visitas e observação de ambientes escolares, protocolo de documentos, além do envio de relatórios na ferramenta Portfólio da Sala de Aula Virtual.

A Prática Pedagógica será desenvolvida ao longo de todo o semestre letivo, dividida em etapas, com dois momentos de entrega de relatórios, indicados no cronograma da disciplina e descritos no material didático. As etapas compreendem a seguinte sequência:

1. Identificação.

2. Caracterização.

3. Observação.

4. Planejamento

5. Aplicação.

6. Relatório Final.

Todo o acompanhamento da realização da Prática Pedagógica ficará a cargo do professor/tutor a distância, que fará a orientação de todas as etapas e a validação dos documentos, sempre supervisionado pelo professor responsável da disciplina.

A Prática Pedagógica é parte integrante do Sistema de Avaliação da Aprendizagem da disciplina. Para cada uma das etapas de realização, haverá uma pontuação específica, totalizando 13 pontos, caso você obtenha o desempenho máximo.

A carga horária da Prática Pedagógica será de 100h, distribuídas nas etapas que a compõem.

Etapas de desenvolvimento da Prática Pedagógica

Portfólio 1

Atividade

Horas Totais Atribuídas

20h

Nota

Etapa 1

Planejamento e organização da Prática Pedagógica.

5h

3.0 pontos

Etapa 2

Contextualização da Prática Pedagógica.

15h

Portfólio 2

Atividade

Horas Totais Atribuídas

80h

Nota

Etapa 3

Observação de ambientes e situações de aprendizagem – aula.

15h

10 pontos (3.0 pontos dedicados à Fundamentação Teórica)

Etapa 4

Elaboração do plano de aula ou da sequência didática.

20h

Etapa 5

Desenvolvimento da prática (regência)

25h

Etapa 6

Elaboração e entrega do relatório crítico-reflexivo.

20h

Descrição das etapas de desenvolvimento da Prática Pedagógica

Para ter acesso a descrição das etapas do desenvolvimento da Prática Pedagógica desta disciplina, consulte os Ciclos 2 e 4*.

Ofícios e Documentos

Nas diferentes etapas da Prática Pedagógica, será necessária a geração, preenchimento e assinatura de diferentes documentos obrigatórios disponíveis na SAV (ferramenta Material). Veja quais são eles:

* Pedido de Autorização para Prática Pedagógica de Estudante: documento oficial, de caráter pessoal e intransferível, por meio do qual o aluno faz a solicitação e a emissão do documento, submetendo-o à assinatura da instituição conveniada. Observação: excepcionalmente em virtude da Pandemia de COVID-19, não será exigida a entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com