TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discorra Sobre a Diferença Entre a Filosofia da Ciência e a Teoria do Conhecimento

Por:   •  14/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE EAD 01

Questão 01 (01 ponto): Discorra sobre a diferença entre a Filosofia da Ciência e a Teoria do Conhecimento (Epistemologia), segundo Pascal Nouvel.

Questão 02 (02 pontos): Explique a doutrina dos physiologoï e discorra sobre a crítica que Bacon faz a ela.
Bacon contesta a ideia de que é preciso começar a procurar um sentido das coisas. E essa contestação não é apenas de forma crítica, se vê também de uma forma positiva, pelas classificações de saberes. Essa filosofia não deve ser fundada através de um único princípio deve ser contestada através de fundamentos parciais de tal. Está será a afirmação de Francis Bacon. 

Questão 03 (01 ponto): Apresente a relação entre História da Ciência e Filosofia da Ciência, segundo Alberto Cupani.

"a filosofia da ciência sem história da ciência está vazia; a história da ciência sem filosofia da ciência é cega. " ALBERTO CUPANI

É através da história da ciência que podemos criar e entender a filosofia da ciência, e sem a filosofia da ciência não saberíamos a história da mesma, então nos encontramos em um círculo onde cada parte e importante e sem qualquer uma delas se torna um assunto sem compreensão e entendimento.

Questão 04 (02 pontos): Apresente e explique os pressupostos assumidos por Alberto Cupani sobre ciência e a possibilidade de uma Filosofia da Ciência.

A filosofia da ciência pode, configurar um ramo da ontologia da ética, da filosofia política, e da antropologia filosófica. Tudo isso poderia, sempre em tese, corresponder à expressão “filosofia da ciência”.

Questão 05 (02 pontos): Discorra sobre a diferença entre a concepção matemática e a concepção experimental do método científico.

 

Questão 06 (02 pontos): Descreva a importância de Copérnico, Galileu e Newton para o desenvolvimento do método científico.

Nicolau Copérnico que nasceu em 1473na Polônia, ele apresentou a teoria heliocêntrica do sistema solar, segundo a qual a terra, no sistema a que permanece, gravita em torno do sol, e não do universo.

Galileu Galilei que é um físico italiano que nasceu em 1564 Galileu foi a favor de do sistema Copérnico, ele também tinha a intensão de mostrar que Aristóteles se enganava quando fazia a afirmação de que a velocidade de queda de um corpo é proporcional na seu peso. Foi Galileu também responsável por formular a primeira lei da queda dos corpos que ele buscou demonstrar experimentalmente.

Isaac Newton é levando a lei que se exprime matematicamente, é nisso que consiste o trunfo da mecânica newtoniana que vai encantar seus componentes.

A partir de então foi constituído três leis raízes do pensamento ciêntifico que foram:

Primeiro princípio: Sobre qualquer problema é possível uma guinada do olhar; essa guinada é tal que o que parecia complexo se tornar simples.

Segundo princípio: A experimentação que consistem em regularidades da natureza

Terceiro princípio: Existem leis universais da natureza, válidas para todos os objetivos físicos, e essas leis são suscetíveis de serem expostas de forma matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com