TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA PIAGET

Artigos Científicos: TEORIA PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DA ENTREVISTA

Analisando a entrevista cedida pela professora Pamela R. Caetano de Souza, formada em Pedagogia pela PUC-Campinas, cursando Psicopedagogia na UNISAL-Campinas, que leciona no ensino fundamental desde do ano passado e se mantem no decorrer desse ano, identificamos a teoria pedagógica adotada e aplicada aos alunos na instituição de ensino onde trabalha, bem como os procedimentos e métodos de ensino utilizados em sua rotina escolar , levando em consideração as realidades e habilidades dos alunos e a aplicação das avaliações durante o processo todo, para a verificação dos rendimentos alcançados dos alunos.

Como vimos na entrevista, a instituição de ensino onde trabalha a professora acima citada, não utiliza apenas uma teoria pedagógica ou um só pensamento, mas conseguimos identificar de acordo com sua rotina de trabalho uma teoria - a Teoria de Piaget – Construtivismo. É uma teoria com ênfase na total interação do sujeito com o meio, destacando assim o papel ativo da criança na construção do conhecimento.

A professora Pamela R. C. de Souza, utiliza em sua rotina diária planejamentos de aula e procedimentos de ensino com foco na participação ativa da criança com o meio e de acordo com os seus interesses e necessidades, para obter um bom sucesso no processo de ensino-aprendizagem. E ainda, utiliza diversos recursos de ensino, tais como: texto, filmes, jogos, entre outros, para estimular a participação dos alunos no desenvolvimentos das atividades de aprendizagem. Dando assim, precisão e bom funcionamento em seu plano didático.

Comparando com o nosso tema estudado em outras etapas de nosso trabalho, a Teoria de Skinner é bem oposta à teoria apresentada acima nesse texto. Skinner apresenta uma metodologia pedagógica focada em uma aprendizagem receptiva, mecânica e memorização de conteúdos , sem considerar as características do aluno. Apresenta também formas avaliativas prévias e finais, permitindo o aluno a avançar módulos posteriores. O foco dessa teoria é o Professor . Ele é o centro da aprendizagem e condutor do conhecimento, e o aluno tem seu papel passivo.

Foi possível verificar de uma forma mais clara as diferenças existentes entre essas duas teorias através da análise feita dessa entrevista.

Acreditamos que a teoria piagetiana identificada na atuação da Professora Pamela R. C. de Souza, traz um grande desenvolvimento cognitivo, intelectual e social para a formação da criança e preparação para a vida adulta, que se dá ao processo de aprendizagem mais longo na vida escolar da criança – o ensino fundamental – onde são permitidos a descobrirem e descobrir a si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com