TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPACK - Technological pedagogical content knowledge

Por:   •  24/8/2019  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

TPACK – Resumo analítico parte 1

Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) 

É um modelo teórico formulado para entender e descrever os tipos de conhecimento necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um determinado ambiente de aprendizagem equipado de tecnologia. De acordo com Schmidt, Thompson, Koehler, Shin, & Mishra (2009) 0 Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo se refere ao conhecimento e entendimento das inter-relações entre Conhecimento Pedagógico do Conteúdo , Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Tecnológico Pedagógico, e diante de Archambault & Crippen (2009) inclui o entendimento da complexidade das relações entre alunos, professores, conteúdo, práticas e tecnologias.

Conhecimento Tecnológico

Conhecimento Tecnológico, dentro do contexto da integração da tecnologia nas escolas, parece se referir na maioria das vezes à tecnologia digital como os laptops, internet e softwares, ele vai além da alfabetização digital, para questões de como alterar o propósito das tecnologias existentes para que possam ser usadas em ambientes de aprendizagem (Harris, 2008).

Conhecimento do Conteúdo

Conhecimento do Conteúdo pode ser definido como ou domínio do assunto. Pode ainda incluir conhecimento de conceitos, teorias, metodologias conceituais, bem como conhecimento sobre maneiras reconhecidas de desenvolvimento do conhecimento (Shulman, 1986).

 Conhecimento Pedagógico

Conhecimento Pedagógico inclui conhecimento genérico sobre como alunos aprendem, abordagens de ensino, métodos de conhecimento e valorização de diferentes teorias sobre ensino (Harris et al., 2009; Shulman, 1986)

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo

Capacidade de ensinar um determinado conteúdo curricular, diante a isso segundo Shulman (1986), é conhecimento sobre como combinar pedagogia e conteúdo de maneira eficiente.

Conhecimento Tecnológico do Conteúdo

Saber selecionar os recursos tecnológicos mais adequados para comunicar determinado conteúdo curricular. De acordo com Niess (2005), se refere-se como o conhecimento sobre como a tecnologia pode ser usada para fornecer novas maneiras de ensinar um conteúdo. Por exemplo o uso do Geogebra para o ensino de figuras no plano R³.

Conhecimento Tecnológico Pedagógico

Saber usar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem. e segundo Mishra & Koehler (2006), se refere às possibilidades e limitações da tecnologia como facilitadora de diferentes abordagens de ensino.

Referencias

Archambault, L., & Crippen, K. (2009). Examining TPACK among K-12 online distance educators in the United States. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 71-88.

Harris, J., Mishra, P., & Koehler, M. (2009). Teachers’ technological pedagogical content knowledge and learning activity types: Curriculum-based technology integration reframed. Journal of Research on Technology in Education, 41(4), 393-416.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com