TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA BRQ IT TECHNOLOGIES

Artigo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA BRQ IT TECHNOLOGIES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  3.341 Palavras (14 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 14

2 OBJETIVO DO TRABALHO

Esse trabalho tem como objetivo a análise da estratégia de marketing da empresa BRQ IT Technologies, baseada nos conhecimentos adquiridos da disciplina de administração estratégica de empresas.

O texto a seguir abordará os principais elementos da empresa ligados ao marketing estratégico, segundo orientação determinada no material disponibilizado pelo professor da disciplina, Dr. Cleverson Renan da Cunha.

Além dessa abordagem, a outra função desse material é fixar o conteúdo abordado em sala de aula, através de uma aplicação prática do conteúdo estudo, bem como avaliar os conhecimentos assimilados.

3 DETALHAMENTO DA ORGANIZAÇÃO

A BRQ nasceu em 1993, na cidade de São Paulo, devido à aposta de um grande banco brasileiro no plano de negócios do fundador da empresa, Benjamin Quadros, que tornou a empresa um de seus parceiros para a construção de novos sistemas.

Com o passar dos anos a demanda de novos serviços do principal parceiro aumentou e, com isso, a BRQ viu a oportunidade e expandiu seus serviços para outsourcing de aplicações, tornar-se a principal parceira em aplicações de seu primeiro cliente e também passando a atuar em outros clientes.

De 1996 a 2005, foram abertas filiais em Curitiba e Rio de Janeiro, a atuação da empresa se expandiu através da criação de soluções e desenvolvimento de serviços para apoiar as grandes e médias.

Em 2006, a BRQ passa a ter como objetivo ser uma empresa de classe mundial, líder em serviços de TI no Brasil e atuante nos grandes mercados consumidores do mundo.

Dois anos mais tarde, o BNDES torna-se sócio da empresa e a BRQ e empresa recebe o maior aporte do segmento: 56 milhões de reais. Com parte dos recursos, adquiriu duas empresas que atuam no segmento financeiro: a brasileira Prodacon e a americana ThinkInternational, que trouxe contratos de peso para a BRQ, como a bolsa de valores americana New York Stock Exchange (Nyse) e o banco Société Générale. Esses recursos foram utilizados para a abertura de filiais em Fortaleza, Salvador, Recife e Nova Iorque.

Novos executivos foram contratados e a empresa chega, em 2012, a 4.000 profissionais, mais de 100 clientes ativos e R$ 435 milhões de faturamento. Atualmente, a oferta de produtos vai de outsourcing de aplicações e service desk, desenvolvimento de aplicações sob medida, soluções de mobilidade, cloud computing, consultoria em TI e processos financeiros, até a terceirização de processos de Negócio (BPO), atendendo clientes diversas indústrias como finanças, manufatura, seguros, educação, comércio, serviços, telecom, governo e energia.

4 ELABORAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

4.1 SEGMENTO DE CLIENTE

Clientes com necessidade de outsourcing de aplicações e service desk, desenvolvimento de aplicações sob medida, soluções de mobilidade, cloud computing, consultoria em TI e processos financeiros, até a terceirização de processos de negócio (BPO), atendendo diversas indústrias como finanças, manufatura, seguros, educação, comércio, serviços, telecom, governo e energia.

4.2 PROPOSTA DE VALOR

Contribuir diretamente para que os clientes ofereçam o melhor para seus consumidores, entregando soluções que acompanham a evolução destes em uma plataforma operacional versátil e eficiente.

4.3 CANAIS

Equipe de vendas de soluções e Outsourcing.

4.4 RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Canais de atendimento via consultores especializados para o desenvolvimento das soluções, call center e através dos recursos que estão dentro das empresas.

4.5 FONTES DE RECEITA

Desenvolvimento de aplicações, consultoria em TI e processos financeiros, terceirização de processos de negócio (BPO) e mão de obra.

4.6 RECURSOS-CHAVE

Equipe focada no atendimento ao cliente e qualificada e gestão e absorção de grandes projetos.

4.7 ATIVIDADES-CHAVE

Desenvolvimento de sistemas de informação e soluções em TI.

4.8 PARCEIROS-CHAVE

Clientes que são os principais parceiros para o desenvolvimento das atividades da empresa.

4.9 ESTRUTURA DE CUSTOS

Infraestrutura de equipamentos de informática, mão de obra, filiais e call center.

Figura 1: modelo de negócios

5 ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS DA ORGANIZAÇÃO E DAS FORÇAS COMPETITIVAS

Com 15 anos de atuação em Tecnologia da Informação, a BRQ é uma das principais empresas de Serviços de TI do Brasil, sendo reconhecida através de diversas premiações e destaque na colocação em rankings relacionados a IT e também no ramo financeiro.

A empresa conta com profissionais que desenvolvem e aperfeiçoam soluções para diferentes áreas de negócios, além de parceria com importantes marcas de software e hardware que agregam valor aos serviços e soluções da BRQ.

A empresa, para garantir a qualidade dos seus serviços, incluiu na sua política de qualidade a adoção de diferentes padrões e certificações, como o ISO 9001 e CMMI5, em todos os processos de serviços da empresa.

Ela atua no B2B (brand to business), sendo suas relações de negócios e ações de comunicação direcionadas para empresas. As empresas B2B de TI possuem particularidades na abordagem de seus clientes, pois possuem a necessidade de acompanhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com