TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FILOSOFICO

Seminário: TRABALHO FILOSOFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE FILOSOFIA

1. Como Platão constrói sua teoria das idéias?

Platão constrói sua teoria das idéias, baseado em duas vertentes, a saber:

a. Uma de fundo histórico tradicional, herdado por Platão das tradições Pitagóricas e Órficas:

- Platão, influenciado e assumindo uma visão órfica-pitagórica do mundo e do homem, partindo de uma visão dualista da natureza humana e de uma visão monista da origem do universo, concebe um sistema que preconiza a existência de um plano duplo de existência, comportando uma parte essencial, das formas ideais, fixas, imutáveis, e uma parte aparente, do devir, sempre em mudança, que seria o reflexo e desdobramento da outra parte.

b. Outra de fundo filosófico, na resolução da questão do ser e do mundo das aparências, entre Parmênides e Heráclito:

- Parmênides nega a existência real do devir. Credita-o ao não-ser, e pelo princípio da não- contradição. Estabelece que a única realidade seja o “SER”; imutável, imóvel, fixa. Heráclito atribui a realidade ao devir constante, à harmonia dada pela oposição de princípios antagônicos e estabelece que essa harmonia dada pelos opostos em equilíbrio é o princípio do Ser.

2. Segundo Platão, como é possível aos homens ultrapassarem o mundo das aparências ilusórias?

Platão supõe é possível aos homens ultrapassar o mundo das aparências, através da “teoria da reminiscência”, onde o puro espírito já teria contemplado o mundo das idéias, mas tudo esquece quando se degrada ao se tornar prisioneiro do corpo, considerado o “tumulo da alma”. Através da teoria da reminiscência, Platão explica como os sentidos são apenas ocasião para despertar na alma as lembranças adormecidas. Em outras palavras, conhecer é lembrar.

3. Explique o método de Sócrates para chegar ao conhecimento de algo.

Sócrates usava um caminho indireto, como a ironia, e dizia que o caminho para o conhecimento interior é individual a cada um.

Através da Ironia, empregando duplo aspecto: a refutação e a maiêutica. Através da refutação, Sócrates fazia traçava uma linha de raciocínio para provar que a base do que o outro está pensando está errado. Levava ao ridículo homens considerados sábios. Procurava na filosofia o melhor caminho da libertação das almas do erro, do pecado e da condenação ao ciclo de nascimento.

A refutação faz parte da maiêutica, que é a arte de Sócrates projetar idéias, fazer nascer a verdade. Através da maiêutica, Sócrates fingia ser capaz unicamente de interrogar, mas não de ensinar alguma coisa, mediante uma série de perguntas habilmente formuladas, levava o indivíduo a tomar consciência da própria ignorância e a confessá-la. Reconhecido isto em relação ao que se julgava e presumia saber, procura extrair da sua alma o conceito que nela permanecia oculto, desenvolvendo seu próprio pensamento, ou seja, reencontrando, por si mesmos conhecimentos que já possuíam sem o saber.

O exemplo clássico da aplicação da maiêutica é encontrado no diálogo platônico intitulado Mênon, no qual Sócrates leva um escravo ignorante a descobrir e formular vários teoremas de geometria.

4. O que é um conceito e que importância assume na filosofia de Sócrates?

Segundo Sócrates, conceito era a determinação da essência do saber. Ele pregava um saber igualmente válido para todos. Perante a inconstância e a multiplicidade das representações individuais, o conceito é algo de permanente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com