TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos filosóficos de Husserl

Artigo: Trabalhos filosóficos de Husserl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Elaborado com suporte nas principais ideias de Husserl iniciador da Fenomenologia moderna, e com base nos ensinamentos de Merleau-Ponty que desenvolveu as ideias de Husserl no sentido de esclarecer os vínculos entre a Fenomenologia e a Psicologia.

Este livro tem como objetivo apresentar as ideias de Husserl e amplia-las com formulações de Merleau-Ponty para tentar mostrar a possibilidade de realizar sua utilização no ramo da Psicologia.

Primeiramente, veremos de maneira resumida o panorama da época em que surgiu a Fenomenologia de Husserl para facilitar a compreensão de suas ideias e a seguir os temas mais importantes para o esclarecimento de seu método.

A Fenomenologia segundo Husserl pode ser definida como a ciência dos fenômenos, entendo que estes como o que se mostra a consciência por si mesmo. É uma ciência que trata de uma relação inseparável entre a consciência que se volta a algo e o objeto visado por ela e o que o mesmo revela.

Diferenciando-se da ciência clássica que pressupõe a separação entre a consciência e o objeto.

“Toda a consciência é consciência de algo” - Edmund Gustav Albrecht Husserl

Durante o fim do século XIX a segurança do pensamento positivista começa a ser abalada com pensamentos relativos aos fundamentos e ao alcance de seus princípios reconhecidos mas não demonstrados por serem elaborados por um sujeito concreto ficando assim dependentes do psiquismo humano.

Dentre essas dúvidas surgira a Fenomenologia moderna, com obras de Brentano e Dilthey que censuram as ciências humanas por terem adotado o método das ciências da natureza que tem como objeto de estudo algo diferente.

Dilthey afirma que a natureza só é acessível indiretamente, tendo explicações sobre fatos e elementos enquanto que a vida psíquica é uma totalidade na qual temos compreensão tanto intuitiva quanto imediata.

Brentano, estabelece grande diferença entre os eventos físicos e os eventos psíquicos, afirmando que neles existe um modo de percepção original e imediato. Propondo o retorno as coisas já vividas e a descrição das mesmas livre de qualquer pressuposto.

Surge no século XX surgem as primeiras obras de Husserl sobre Fenomenologia, que apesar de ter como base as ideias de Brentano, vai mais longe investigando a vivência de consciência chegando a uma análise profunda do conhecimento ultrapassando os limites da Psicologia.

Esta obra consiste em problematizar o conhecimento e na apresentação da Fenomenologia como a única maneira para chegarmos a verdades evidentes.

Para questionar os sistemas da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas, Husserl volta a um ponto de partida que é verdadeiramente o primeiro. “Voltando as coisas mesmas” que são entendidas por ele não como realidade mas como fenômeno que temos acesso imediato e intuição originária.

Tem como intencionalidade o ato de atribuir sentido, unificando consciência e objeto, sujeito e mundo. A redução serve para chegar ao fenômeno ou a sua essência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com