TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE TEONTOLOGIA

Por:   •  31/5/2019  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Samuel Ricardo

TEONTOLOGIA

[pic 3]

Campo Grande

2015

Samuel Ricardo

TEONTOLOGIA – QUESTÃOSOBRE DEUS

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso Bacharel em Teologia da FATHEL – Faculdade Theológica, para obtenção de nota parcial da disciplina de Teontologia, sob orientação do Professor (a) Oclécio Alves Cabral Filho.

Campo Grande

2015

Quem hoje em dia se propõe a falar de Deus? Mesmo as pessoas que não gozam de uma compreensão imediata sobre Ele, isto é, salvo os ateus, afirmam ser ele o Criador de todas as coisas, ou o Deus que se revela na Bíblia. Mas tudo isso em uma totalidade significativa não passa de um vocabulário vazio. Apenas palavras vazias, que não se relacionam com uma divindade superior. Que diferença os que se dizem crer em Deus tem dos ateus quando Deus está longe de seus pensamentos? Quando na prática Deus não significa para eles o que afirmam com palavras? Isso faz o vocábulo Deus parecer supérfluo.

        Uma determinada forma de viver e pensar sem Deus define atualmente o comportamento cotidiano de cada pessoa, incluindo também, o do cristão. Isso é destacado como um ateísmo vivido sem percepção. Será que as pessoas acreditam realmente em Deus, ou isso tudo que O envolve é apenas mais uma fantasia humana passada por gerações que se efetuam em um céu imaginário? Quando as pessoas estão em uma situação desesperadora, elas clamam: “meu Deus”, porém se tudo vai bem, quem é que precisa de um Deus?

        A experiência efetiva das pessoas com Deus é muito subjetiva, não é como o Deus que se revela de diferentes formas sobrenaturais para as pessoas do Antigo Testamento, também não está baseado em uma fé, senão demonstrada, como os primeiros cristãos que foram testemunhas oculares sobre o Filho de Deus. A experiência com Deus é uma experiência lida de fatos que aconteceram. AquEle Deus que operou grandiosamente e terrivelmente na Bíblia, é nEle que eu acredito.

        Mas a questão é que existe uma diferença muito grande em crer, e em estar acostumado a pensar assim. Eu posso estar acostumado a pensar em qualquer coisa, mas eu não posso estar acostumado a crer em Deus. Caso assim ocorra, não é fé nEle, mas sim um fideísmo em alguma coisa, muito mais baseado na experiência de terceiros, do que uma relação pessoal, sincera, íntima e verdadeira com Deus.

        É claro que muitas coisas contribuem atualmente para um pensamento duvidoso sobre a real existência comprovada existencialmente em relação a Deus. Perguntas sobre maldades e injustiças difíceis de serem respondidas. Mas se tornam assim, devido a uma total falta de conhecimento sobre Deus, sua pessoa, atributos e personalidade. O pensamento, e não conhecimento que as pessoas têm sobre Deus, é o óbvio. É insuficiente para compreender a razão de todas as coisas e até mesmo o significado de sua própria existência.

        E este ateísmo secular, se torna o terreno aceito como evidente pelo qual se move hoje em dia a pergunta acerca de Deus. E essa situação serve para fundamentar a importância da teologia na vida das pessoas, sejam estas cristãs, ou não. Cabe ao teólogo fundamentar o papel de Deus na vida das pessoas, não somente como o Criador de todas as coisas, mas também como um amigo que deseja caminhar lado a lado, prestando auxílio necessário, corrigindo quando preciso, enfim, todos os atributos de um relacionamento possíveis entre uma Divindade e a humanidade. E o mais importante, o seu plano de salvação para com as pessoas, pois somente está compreensão para com o homem caído, seguido de sincero arrependimento pode salvar o homem e fazer com que ele adore a Deus conforme Ele realmente merece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com