TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRabalho Unip

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

Cargo é o conjunto de funções com uma posição definida na estrutura da organização, é o status que o funcionário possui dentro da empresa, no qual tem suas funções compostas por tarefas.

Conforme Chiavenato (2008, p.243):

“cargo pode ser descrito como uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos outros cargos”.

Função: é a atribuição específica, ou conjunto de atribuições (OLIVEIRA, 2011, P.12)

É um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas à pessoa ocupante de um cargo e tarefa é um conjunto de procedimentos ou atividades que requerem o esforço humano, seja mental ou físico.

A relação das responsabilidades ou tarefas de um cargo chama-se descrição do cargo, é o ato de descrever detalhadamente tudo aquilo que deverá ser executado pelo ocupante do cargo em seu dia a dia.

3.1 Objetivos da organização com a administração de cargos.

Ao implantar o programa de administração de cargos e salários a empresa teve como objetivos a valorização do trabalho, promovendo a adequada repartição das verbas salariais, preservando a consistência interna e o ajuste aos níveis praticados no mercado, levando em consideração o perfil de competência dos profissionais e o desempenho profissional de cada funcionário. Claro que o sucesso do programa não ficou somente neste objetivo, a empresa tem outros, como a obtenção de maior produtividade e motivação, pois seus funcionários estavam desanimados e desmotivados, não cumprindo com as metas estabelecidas pela empresa. A empresa procurou elaborar um plano de carreiras a fim de proporcionar o desenvolvimento profissional dos funcionários e equilibrar os salários pagos pela empresa com os pagos no mercado, para ter uma hierarquia salarial adequada e desejada por todos, assim tendo profissionais qualificados que desejam fazer parte do quadro de funcionários, a empresa não precisa correr atrás de novos talentos, eles é que vem atrás da empresa, atrás de oportunidade de crescimento e desejando fazer parte de seu quadro funcional, porque a empresa está estruturada e torna se atrativa e competitiva.

Um dos objetivos foi também de que seus colaboradores buscassem mais qualificação profissional através de cursos e formação acadêmica, pois as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações, de um lado o trabalho toma considerável tempo de suas vidas e seus esforços, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dento da organização, que também depende direta e indiretamente do profissional para operar e produzir seus bens e serviços, assim como atender seus clientes e atingir seus objetivos estratégicos.

Outro objetivo é manter os funcionários na organização, evitando a rotatividade e os prejuízos causados pela mesma, pois a empresa investe fortemente na qualificação profissional e espera também retorno deste investimento, portanto no momento que o funcionário abandona o barco, prejuízo não é somente o de sua rescisão, mas também de todo o investimento que foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com