TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tales De Mileto

Artigos Científicos: Tales De Mileto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 3

A Escola Jônica desenvolveu-se entre os séculos VII e VI a .C. na cidade de Mileto, importante porto comercial situado na costa da Ásia Menor (hoje território da Turquia). Entre os historiadores, há o consenso de que se trata da primeira escola de filosofia, sendo Tales, seu fundador, o primeiro filósofo da história.

O primeiro problema filosófico enfrentado pela Escola Jônica foi saber qual é a origem, o princípio, qual a substância primordial (a arché, em grego) de tudo que existe. Pela primeira vez o homem busca explicação da natureza dentro da natureza. Este comportamento leva ao abandono das explicações mitológicas que eram dadas anteriormente ao surgimento da filosofia, aquilo que alguns historiadores costumam chamar de "milagre grego", ou seja, a passagem do saber mítico para o pensamento racional, filosófico. Os pensadores jônios podem ser vistos como precursores da ciência moderna e que não há razão para duvidar que Tales foi o primeiro ser humano a merecer legitimamente ser considerado um cientista.

Para Tales a arché, a matéria prima, a origem de tudo é a água, Tales diz: "Tudo é água". Segundo Aristóteles, a contribuição de Tales é relevante enquanto investiga o porquê das coisas. Para ele, "a terra flutua na água, que é de certo modo a origem de todas as coisas".O filósofo alemão Nietzsche diz que Tales é um mestre criador que, sem fabulação fantástica, começou a ver a natureza em suas profundezas. Para isso, serviu-se da ciência e do demonstrável, mas logo foi além deles, já que isso é uma característica típica da cabeça filosófica.

Considerado o "Pai" da filosofia ocidental, estudioso da matemática, geometria e astronomia, alguns historiadores consideram, todavia, que sua colocação pelos antigos entre os "sete sábios da Grécia" deveu-se principalmente à sua atuação política: teria tentado unir as polis gregas da Ásia Menor numa confederação, no intuito de fortalecer o mundo helênico diante das ameaças de invasões de povos orientais. Foi proclamado pelo Oráculo de Delfos como o primeiro dos sete sábios da antigüidade. A formação cultural e científica de Tales de Mileto é proveniente de suas constantes viagens. Teve contato com a Geometria no Egito e com a Astronomia na Babilônia, onde os conhecimentos de Matemática datam de um milênio antes dele. Como matemático, são atribuídos a ele os seguintes teoremas: um círculo é bissectado por um diâmetro; os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais; os pares de ângulos opostos formados por duas retas que se cortam são iguais; se dois triângulos são tais que dois ângulos e um lado de um são iguais respectivamente a dois ângulos e um lado de outro, então os triângulos são congruentes; que todos os ângulos inscritos no meio circulo são retos e que, em todo triângulo, a soma de seus ângulos internos é igual a 180 graus.

Conta-se que numa das viagens ao Egito, Tales impressionou o Faraó, medindo a altura das pirâmides pela observação do comprimento das sombras no momento em que a sombra de um bastão vertical é igual à sua altura. Diz à tradição que Tales previu o eclipse solar de 28 de maio de 585 a. C (exatamente há 2588 anos). De que maneira? A olho nu e sem nenhum instrumento sofisticado para a época? Seria pura lenda que teria previsto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com