TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tales De Mileto

Monografias: Tales De Mileto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Cidade de Mileto

Mileto (em grego, Miletos) é o nome de uma antiga pólis grega (cidade-estado) localizada na costa ocidental da península da Anatólia, na atual Turquia. É considerada o mais antigo dos assentamentos jônios, bem como a mais importante de suas doze cidades, por cerca de 1400 anos, entre 700 a.C. a 700 d.C., sendo mesmo uma das primeiras cidades do mundo antigo para cunhar moedas. Tales de Mileto é o mais famoso cidadão desta pólis, um dos sete sábios da Grécia, chamado de "o fundador da ciência", com contribuições nas áreas de geometria e astronomia. Hoje, o local da antiga cidade abriga um grande número de ruínas dos prédios originais, incluindo um templo a Apolo e uma igreja bizantina. A escavações no local foram iniciadas por arqueólogos franceses em 1868, enquanto as pesquisas significativas iriam ser realizadas a partir de 1899. Mileto é citada na Bíblia em três passagens.

Importância de Tales

- caráter dedutivo que deu à ciência

- através de tales e sua escola filosófica os gregos começaram a reunir em corpo a ciência matemática que provinha dos egípcios e caldeus.

- aumentaram os conhecimentos desta ciência, matemática, em diversos sentidos.

Tales de Mileto

Tales de Mileto foi um filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrônomo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Este filósofo pré-socrático é considerado o pai da filosofia ocidental. Descendente dos fenícios, ele nasceu em uma ancestral colônia da Grécia, Mileto, localizada na Ásia Menor, atualmente conhecida como Turquia, aproximadamente entre 624 e 625 a.C. Instituiu a Escola Jônica e estabeleceu sólidos conhecimentos sobre a verdade, a totalidade, a ética e a política, temas ainda atuais em nossos dias. Suas reflexões giravam em torno da ‘natureza’, de seus quatro elementos fundamentais, terra, ar, fogo e água. Ele acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, neste caso, a água. Assim sendo, toda a vida teria se originado dela. Tales era um filósofo visionário, que percebia a realidade muito além de seu tempo. Vivendo 2460 anos antes de Charles Darwin, afirmava que o mundo teria evoluído da água por processos naturais. Ele caminhava em todas as direções do conhecimento, da geometria aprendida inicialmente no Egito, por ele transmitida para os gregos, ao uso do relógio solar para dimensionar o tempo; da percepção das diferentes estações do ano, aos estudos sobre a alma humana. Foi também o pioneiro na compreensão do eclipse solar, chegando a prever um destes fenômenos. O filósofo envolveu-se igualmente em experiências inovadoras com o magnetismo, que na sua época representava apenas uma mera curiosidade em torno de matéria-prima constituída de ferro. Ele foi um dos primeiros estudiosos a rejeitar a visão religiosa dos gregos antigos, que viam nos componentes da Natureza, como o Sol, a Lua, e outros, elementos sagrados, deuses a serem reverenciados.

Frases de Mileto

“Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.”

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com