TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Universitário: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA NOS TEMPOS MODERNOS - VISÃO GERAL

CONDICIONANTES HISTÓRICOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS: A Filosofia nos Tempos Modernos, embora seguindo passos já iniciados na Idade Média, foi condicionada por alguns fatos que não só permitiram, como também induziram os pensadores a assumirem algumas marcantes posturas inovadoras. Entre elas, três acompanharam as primeiras manifestações da filosofia moderna e tiveram conseqüências expressivas sobre o comportamento dos homens da modernidade. São:

1. A Tomada de Constatinopla por Maomé 2º, em 1453: este fato resultou na fuga de sábios gregos para o ocidente, para onde levaram manuscritos de Platão e Plotino. Conseqüência deste fato histórico foi o renascimento do platonismo ocidental, o que ficou patente sobretudo nas manifestações artísticas.

2. A Reforma Protestante (1517): um grito de rebeldia e libertação com relação à autoridade, notadamente em relação à autoridade eclesiástica. Conseqüência desse gesto foi uma progressiva transferência da responsabilidade para a consciência individual.

3. As Grandes Descobertas, como a dos instrumentos náuticos (sextante e astrolábio) e a da imprensa. Os primeiros permitiram ao homem aventurar-se e buscar novos caminhos no desconhecido e, até então, tenebroso mar. A outra facilitou o contato com culturas diferentes e permitiu um maior intercâmbio de idéias. Estes fatos suscitaram no ser humano, de um lado um aumento expressivo da autoconfiança e de outro lado despertaram nele um mais intenso desejo de felicidade e uma renovada busca de sempre maior liberdade.

CARACTERÍSTICAS GERAIS – Os elementos básicos que caracterizam o pensamento moderno são: fundamentação na experiência e maior valorização da razão. Assim como para os estóicos a harmonia da natureza era fundamental, também para a filosofia moderna a idéia de harmonia é necessária para o entendimento do mundo. Mas, é uma harmonia fundada na matemática, ,isto é, o universo obedece a leis uniformes que o ser humano não só pode detectar, mas também formular. A filosofia deixa de ser uma postura de quem observa e contempla a natureza (sabe o que é a natureza). Torna-se um poder sobre ela!

CORRENTES FILÓSOFICAS DO PENSAMENTO MODERNO – VISÃO GERAL - A Filosofia nos Tempos Modernos trilhou, desde o começo, consoante suas características básica, dois caminhos distintos e complementares: o da razão e o da experiência. Mas seu caminho não foi uniforme nem retilíneo. Houve sempre um aspecto de crescimento e, sobretudo, de aprofundamento na busca de um conhecimento e de uma interpretação mais adequada da realidade. Assim, costuma-se apresentar os pensadores modernos agrupados em diferentes correntes de pensamento, as mais recentes pretendendo corrigir ou pelo menos complementar as anteriores.

Resumidamente, pode-se dizer que as principais correntes do pensamento moderno são o racionalismo, o empirismo, o criticismo kantiano, o positivismo, a dialética moderna, o existencialismo.

→ RACIONALISMO: É a corrente de pensamento que afirma o prestígio da razão. Em oposição ao argumento de autoridade da Idade Média, postula como base suficiente para compreender e explicar a realidade, a razão e sua capacidade de conhecimento. Os principais pensadores racionalistas modernos foram Descartes, Malebranche, Spinoza e Leibnitz.

→ EMPIRISMO: Esta corrente de pensamento afirma: o conhecimento tem sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com