TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos X Situação Atual

Projeto de pesquisa: Tempos Modernos X Situação Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 15

Abril 2013

Introdução

As organizações para se manterem crescentes no mercado, solicitam e dependem de pessoas capacitadas, de conhecimentos, habilidades e atitudes, isso é para assegurar que os recursos materiais, financeiros e de tecnologias sejam usados da melhor maneira onde as pessoas passam a ser notadas com diferencial dentro das organizações, pois tem sua principal vantagem de se adequar as diferentes necessidades impostas pelos cenários de mudanças constantes no mundo corporativo.

As organizações mudam rapidamente devido ao mercado exigente, visão estratégica, e com isso o papel da Gestão é muito importante, porque através de processos conseguem fazer com que as pessoas das organizações sejam grandes aliadas para cuidar das equipes, tomar decisões, executar ações, cumprir metas, alcançando resultados almejados e conquistando-os com maior assertividade.

Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.

A gestão de pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada. As pessoas como parceiras da organização, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunto de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso.

As pessoas, com todas essas mudanças, passaram a necessitar cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças.

Tempos Modernos X Situação Atual

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin retrata o que era o quadro de trabalho anteriormente, quando o funcionário não tinha a devida valorização e a empresa não dava importância para suas necessidades e um ambiente de trabalho com um regime autoritarista com que as pessoas trabalhavam muito e ganhavam pouco, com a exploração através da carga horária de trabalho exagerada e as condições sub-humanas em que as pessoas eram expostas em seus ambientes de trabalho.

Quando comparamos as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com o tempo atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos, quase robôs, em função das condições de trabalho e da degradação salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

A Revolução Industrial provocou mudanças importantes para a sociedade. As relações de vida e trabalho das pessoas transformaram-se significativamente. No entanto, construímos uma sociedade na qual tudo se justifica para ficar rico. O ideal de vida e felicidade tornou-se: ter, seja como for, a qualquer preço.

No início da Revolução Industrial, acreditava-se que o aumento da produção produziria a igualdade social, mas, ao contrário, a abundância e as novas tecnologias ficaram restritas há poucos e só os mais ricos usufruíam dos seus benefícios.

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país.

Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade, sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.

Supermercados Irani

Quando as organizações são bem-sucedidas, elas tendem a crescer ou no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários as suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc.

O contexto de gestão de pessoas onde é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Na verdade cada uma das partes depende da outra. Uma relação duradoura entre pessoas e organizações. As organizações funcionam por meio das pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com