TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria classica

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM

        

TEORIA CLÁSSICA

Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota da disciplina de  Administração dos Serviços de Enfermagem                do Curso de Enfermagem, supervisionada Profº. Hedi   Siqueira.               .

        

PELOTAS

2016

  • Introdução;

Este trabalho tem a perspectiva de referir sobre as teorias administrativas, como uma abordagem referente a história de uma sociedade e seu efeito no saber  cuidar de enfermagem.

Para dar segmento ao trabalho, foi escolhido o tema “ Teoria Clássica” , para se ter conhecimento como poderia influenciar de forma organizada do trabalho no setor de saúde, no que diz respeito a enfermagem.

  • Desenvolvimento;

O trabalho em saúde abraça atividades profissionais, realizadas por trabalhadores que comandam/ dominam com sabedoria os conhecimentos para que atendam as pessoas com dificuldades de saúde, ou com possibilidade de adoecer, em atividade no âmbito investigativo, de prevenção, curativo ou com finalidade de reabilitar.

A enfermagem tem um corpo profissional fechado, com autonomia em relação a direção. Frederick W. Taylor (1856-1915).

Fundamenta- se na aplicação de métodos na ciência mais racional e metódica, colocando o trabalhador sob o comando da gerencia, assim sendo, a enfermagem administra a rotina das unidades assistências, e possuem uma linhagem de comando formalizando nos moldes Tayloristas- Fordista. Nesta composição, os enfermeiros tem poder sobre as auxiliares e técnicos, dividindo as tarefas entre as categorias, se referindo na teoria de Mape Weber.

A forma organizacional dos hospitais segue até os dias de hoje, as normas rígidas por organização clássica, as estruturas hierarquizadas, direção das responsabilidades, relações formais, tudo dentro da lógica de autoridade.

A forma de organizar o trabalho, a fixação do profissional, a determinada etapa do processo, tende a produzir alienação para se mudar a realidade, se for necessário reaproximar os trabalhadores de resultado de seu trabalho, assim, valorizar o orgulho profissional.

As chefias de enfermagem assumem um papel administrativo voltado aos interesses da instituição, a vontade do enfermeiro se sobrepõe a dos demais trabalhadores, caracterizando um processo de dominação e ênfase na relação/ comunicação formal.

Assim sendo, a teoria clássica enfatiza a racionalização da estrutura administrativa, e a empresa passa a ser percebida como uma síntese dos diversos órgãos que compõe a sua estrutura.

  • Conclusão;

Percebe- se que recentemente a enfermagem tem tido a influencia de outras teorias da administração. Aos quais, estas influencias ainda não são significativas e não representam mudanças na organização de serviço de enfermagem.

Apesar disso, o ensinamento da administração nos cursos de enfermagem, segue voltado para as antigas teorias administrativas, não preparando o enfermeiro para uma intervenção correta e para uma gerencia inovadora, e também voltada na aquisição de habilidades competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com