TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias De Piaget

Trabalho Escolar: Teorias De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIAS DE PIAGET

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.

Pressupostos básicos de sua teoria:

O interacionismo, a ideia de construtivismo sequencial e os fatores que interferem no desenvolvimento.

A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.

Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.

A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.

Considera, ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento biológico dos órgãos), exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos), aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais) e equilibração (processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido).

A educação na visão Piagetiana: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.

POSTURA DO PROFESSOR EM RELAÇÃO COM O ALUNO

Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas. Geralmente os professores “jogam” somente os símbolos falados e escritos para os alunos, alegando a falta de tempo. Segundo Piaget esse tempo utilizado apenas para a verbalização do professor é um tempo perdido, e se gastá-lo permitindo que os alunos usem a abordagem tentativa e erro, esse tempo gasto a mais, será na verdade um ganho.

O modelo tradicional de intervenção do professor consiste em explicar como resolver os problemas e dizer “está certo” ou “está errado”. Isso está contra a teoria da psicologia genética de Piaget, que coloca a importância da observação do professor sobre o aluno. Uma observação criteriosa, para ver o momento de desenvolvimento que a criança está vivendo, assim saber que atividade cognitiva aquele aluno estará apto a investigar. O professor será o incentivador, o encorajador para a iniciativa própria do estudante.

Ainda a respeito da relação professor/aluno, Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem. Isso se dá porque à medida que o aluno “erra” o professor consegue ver o que já se está sabendo e o que ainda deve ser ensinado.

Piaget ainda reforça que o aprender não se reduz memorização, mas sim ao raciocínio lógico, compreensão e reflexão. Diferentemente de Vygotsky, Piaget coloca que o aprendizado é individual. Será construído na cabeça do sujeito a partir das estruturas mentais que ele possui.

Para Piaget, o professor deve conferir especial atenção à pesquisa espontânea dos alunos. Toda verdade a ser adquirida deve ser reinventada ou pelo menos reconstruída, e não simplesmente transmitida. Piaget sempre combateu duramente a escola tradicional e defendeu práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo nos quais a tarefa do professor não era apenas a de transmitir conhecimentos, mas facilitar sua aquisição por parte dos alunos.

VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM

Piaget preocupou-se em saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que ainteligência é algo que se modifica, ou seja, gradativamente a criança vai utilizando sua inteligência, mesmo que seja sensório-motora, paraadaptar-se ao meio e chegar então num momento em que passa da inteligência prática para uma inteligência propriamente dita quando já consegue elaborar hipóteses e resolver situações problemas sem a necessária presença de objetos concretos.

A forma como Piaget concebe a inteligência deixa evidente que ela modifica-se à medida que a criança desenvolve-se, partindo de uma inteligência sensório-motora até alcançar o estágioda inteligência propriamente dita.Isto significa dizer, que a inteligência não é algo inato do sujeito, nem que ela acontece num dado momento do desenvolvimento mental, mas écontinuidade dos hábitos e reflexos inatos com as experiências adquiridas com o meio,mediante a ação do sujeito.

Para Piaget, o conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis nasua adaptação ao meio. Diante disso, o professor que faz uso das ideias desse autor pode compreender com seu estudante assimila e acomoda informações e consegue transformá-lasem conhecimentos. O professor que entende e abraçaessa teoria permite ao estudante aoportunidade de ser sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Em suma, este trabalho é resultado do esforço de sintetizar as ideias piagetianas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com